domingo, 22 de novembro de 2009

O que é ciência?

O que é ciência? é o título do texto de Mario Abramo no blog do Nassif. “Há tempos eu tenho a sensação de que existe uma concepção bastante distorcida do que é Ciência, …” .

O texto é bastante baseado num artigo de Gil-Pérez e colaboradores intitulado “Para uma imagem não deformada do trabalho científico”.

O texto inicial do artigo de Gil-Pérez é bastante provocador:

“Faria sentido pensar que, tendo nós uma formação científica (Biologia, Física, Química, Geologia, ...) e sendo nós professores de ciências, deveríamos ter adquirido – e, portanto, estaríam os em situação de transmitir – uma imagem adequada do que é a construção do conhecimento científico.

No entanto, numerosos estudos têm mostrado que tal não acontece e que o ensino – incluindo o ensino universitário – transmite, por exemplo, visões empírico- indutivistas da ciência que se distanciam largamente da forma como se constroem e produzem os conhecimentos científicos…

o ensino científico – incluindo, e não é demais referi-lo, o universitário – se ter reduzido basicamente à apresentação de conhecimentos previamente elaborados, sem dar oportunidade aos estudantes de contactarem e explorarem atividades na perspectiva de um ensino do tipo investigativo….

Por tudo isto, as concepções dos estudantes – incluindo as dos futuros docentes – não se afastam daquilo a que se pode chamar de uma imagem “folk”, “naif” ou “popular” da ciência (Fernández, 2000), associada a um suposto método científico, único, algorítmico, bem definido e quiçá, mesmo, infalível.”


Segue-se uma listagem de visões equivocadas da ciência. A primeira, denominam “concepção empírico-indutivista e ateórica”: “... destaca o papel ‘neutro’ da observação e da experimentação ..., esquecendo o papel essencial das hipóteses ..., assim como dos corpos coerentes de conhecimentos (teorias) disponíveis, que orientam todo o processo”. “Uma segunda deformação ... transmite uma visão rígida (algorítmica, exata, infalível, ...). Apresenta-se o “método científico” como um conjunto de etapas a seguir mecanicamente.” Disto decorre “a preocupação, quase obsessiva, em evitar a ambigüüidade e em assegurar a fiabilidade das avaliações, distorce a natureza do trabalho científico, essencialmente incerto e também com algo de intuitivo.”

Creio que isto basta para estimular a leitura do texto do artigo (leia-o completo). Todos nós que fazemos e ensinamos ciência temos a lucrar com as reflexões dos autores.


Ilustração.

Mudanças na Plataforma Lattes

Foi lançada hoje uma nova versão da Plataforma Lattes.

As principais novidades:

Aparecem as citações recebidas por cada artigo no Web of Sciences e no Scielo (as citações obtidas na base Scopus já apareciam na versão anterior);

Aparece o Fator de Impacto de cada revista citada na lista de publicações;

É possível observar a rede de colaborações do autor do CV, com base nas informações do CV Lattes.

São mudanças interessantes e tornam mais fáceis algumas informações importantes.


pastedGraphic.pdf


pastedGraphic_1.pdf


Boas notícias: PRONEX e Universal-CNPq

Boas notícias para o LIMI e LIP.

Ontem saiu o resultado do Edital Universal do CNPq, com concessão para Claudia Brodskyn e Johan vanWeyenbergh.

A FAPESB divulgou há pouco o resultado do PRONEX e as propostas do LIMI e do LIP foram contempladas.


pastedGraphic.pdf

Vieira e o desejar ser.

«A mais poderosa inclinação, e o maior apetite do homem,
é desejar ser. […]
Não está o erro em desejarem os homens ser; mas está em
não desejarem ser o que importa.»,
Padre António Vieira, Sermão de Todos os Santos, no Convento de Odivelas, 1643
Vieira, além de nos relembrar o prazer de ser lusófono, induz a reflexão. O trecho acima, lido na manhã de hoje, um domingo com muito sol mas com muito trabalho, faz pensar no que importa.
Seguramente o que penso seja importante hoje não será o mesmo de Vieira em 1643, embora continue importante refletir no que importa.

Adicionado após a primeira publicação:
Aldina enviou um trecho mais longo do Sermão, para contextualizar a frase de Vieira.
SERMÃO DE TODOS OS SANTOS
EM LISBOA, NO CONVENTO DE ODIVELLAS, ANO 1643
Beati mundo corde .
§I

... no primeiro discurso veremos quão grande coisa é ser santos, e no segundo, quão facilmente o podemos ser todos. O primeiro nos dá a primeira palavra do tema: beati; o segundo nos dará a segunda: mundo corde. Digamos à Virgem Santíssima: Regina Sanctorum omnium ora pro nobis, e ofereçamos-lhe a costumada Ave Maria.

§II

O maior apetite do homem: desejar ser. O sereis do demônio e o sereis de Deus. ...
A mais poderosa inclinação e o mais poderoso apetite do homem é desejar ser. Bem nos conhecia este natural o demônio, quando esta foi a primeira pedra sobre que fundou a ruína a nossos primeiros pais. A primeira coisa que lhe disse e que lhe prometeu foi que seriam: Eritis (Gên. 3,5), e este eritis, este sereis foi o que destruiu o mundo. Não está o erro em desejarem os homens ser, mas está em não desejarem ser o que importa. Uns desejam ser ricos, outros desejam ser nobres, outros desejam ser sábios, outros desejam ser poderosos, outros desejam ser conhecidos e afamados, e quase todos desejam tudo isto, e todos erram.

Nota:
Beati mundo corde - Benditos os de coração limpo.
Regina Sanctorum omnium ora pro nobis - Rainha de todos os Santos, orai por nós.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

IX Congresso da Associação Latino Americana de Imunologia (ALAI)

Post de Theo de Araújo SantospastedGraphic.pdf

Organizada pelas Sociedades de Imunologia Chilena e Argentina, a IX edição do Congresso Latino Americano de Imunologia ocorreu na charmosa cidade das flores, Viña del Mar, entre os dias 3 e 7 de novembro. O primeiro dia foi marcado pela apresentação do Dr. Jorge Kalil (IUIS), o qual antes de apresentar sua conferência intitulada "New approaches for developing vaccines", surpreendeu o público ao falar sobre o histórico da ALAI e a sua experiência na organização do ImmunoRio2007. O evento contou ainda com a participação de três conferencistas brasileiros: Dr. Manoel Barral-Netto (LIMI-FIOCRUZ-BA), Dr. Luis Vicente Rizzo (USP-SP) e Dr. Sérgio Lira (MSSM-USA).

Foram 24 trabalhos brasileiros apresentados, entre estes, 5 premiados na última edição do XXXIV Congress of the Brazilian Society for Immunology, incluindo o trabalho do estudante Bruno Bezerril Andrade intitulado “Inflammatory Markers of Severe Vivax Malaria”. O LIMI também esteve representado pelo estudante Theo de Araújo-Santos que apresentou o trabalho “Lutzomyia longipalpis saliva triggers lipid bodies and mediators production in murine macrophages”.

Durante o congresso foram abordados diversos temas relacionados à imunologia, tais como: imunologia de salmão; participação de células dendríticas em doenças autoimunes; câncer; vacinas; entre outros. Em destaque a apresentação realizada pelo José L. Agular (UPCH-Peru) “Molecular Mechanisms of Immune-regulation by Uncaria”, que apresentou evidências do uso do extrato da “unha de gato” na redução do tamanho do câncer e sobrevida no modelo experimental, havia até um estande distribuindo os extratos aos participantes.

Outro destaque foi a brilhante conferência intitulada “The induction and regulation of the patogenic Th17 response in infection with schistosome helmints” apresentada pelo Dr. Miguel Stadecker (Tufts University – USA), na qual apresentou dados que demonstram que a vacinação contra Schistosoma mansoni modifica o perfil de resposta Th2 de camundongos C57BL/6 para um perfil Th1/Th17.

Enfim, foi uma grande oportunidade para conhecer a produção em imunologia da América Latina e mundial.

A X edição do Congresso da ALAI será em 2013 na cidade de Lima no Peru.


Adendo de Manoel Barral:

Além dos pontos salientados por Theo, gostaria de acrescentar:

Todos sentimos a ausência de Fidel Zavala. Este brilhante imunologista chileno, radicado nos EEUU, deveria haver sido convidado para a conferência de abertura ou encerramento. Foi uma falha importante da organização do Congresso.

Pelo lado positivo, destaco a excelente conferência de Laura Glimcher com uma análise do papel de XBP-1 em diversas enfermidades. O fator de transcrição XBP-1 é um componente fundamental da resposta a estresse do retículo endoplasmático. Mostrou uma visão muito abrangente dos mecanismos, integrando a resposta imune com diversos outros aspectos.

O colega Oliver Perez de Cuba apresentou uma estratégia de vacinação em dose única e que induz resposta sistêmica e de mucosa. Por razões de proteção de propriedade intelectual não deu detalhes do método, mas mostrou resultados da imunização.

Também no simpósio de vacinas, Peter Liljestrom, do Karolinska Institut, apresentou dados muito interessantes vetores virais de vacina.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Relato sobre o Curso de Interação Vetores e Patógenos

Post de Theo de Araújo Santos

Promovido pelos pesquisadores Rodrigo Soares, Paulo Pimenta e Nágila Secundino, o Curso Internacional: A Biologia da Interação de Insetos Vetores com os Patógenos causadores de Doenças Negligenciadas foi realizado no Centro de Pesquisas René Rachou / Fiocruz-MG entre os dias 13 e 20 de setembro e contou com a participação de mais de 25 professores e pesquisadores de instituições nacionais e internacionais. O curso abordou aspectos da biologia da interação de insetos vetores com agentes patogênicos focando principalmente na malária, leishmaniose, dengue e doença de Chagas. O curso ocorreu com uma intensa dinâmica de 6 palestras diárias com duração de 1hora cada, sendo as perguntas reservadas a uma calorosa mesa de discussão realizada ao final de cada dia.

Em destaque, a participação de pesquisadores reconhecidos internacionalmente que atuam na pesquisa em Leishmania e seus vetores, tais como:

  1. Gregory Lanzaro (University of California, Davis-USA) que discorreu sobre a variação na quantidade de cópias do gene maxadilan nas diferentes populações de Lutzomyia longipalpis. O pesquisador observou que flebótomos de regiões brasileiras possuíam mais cópias deste gene quando comparados aos flebótomos de algumas regiões da América Central e acredita que este seria um fator crucial para as diferenças de patologia observadas nas diferentes regiões;

  2. David Sacks (NIAID-NIH, USA) que apresentou evidências da existência de reprodução sexuada em Leishmania durante a metaciclogênese no hospedeiro invertebrado e a implicações de eventos deflagrados pela picada do vetor na transmissão do parasita para o hospedeiro vertebrado;

  3. Albert Descoteaux (INRS-Institut Armand-Frappier - Canada) que falou sobre o papel do LPG de Leishmania durante a interação como macrófago e, mais recentemente com neutrófilos na indução de NETs.

O Laboratório de Imunoparasitologia (CPqGM, FIOCRUZ-BA) esteve representado por Dr José Carlos Miranda que apresentou a palestra intitulada: "Natural breeding places of sandfly vectors".

O curso contou com uma grande diversidade de abordagens incluindo aspectos da distribuição geográfica, ecologia e imunologia de vetores. Desta forma, foi uma grande oportunidade de interação e aquisição de conhecimentos sobre o que há de novo no estudo da biologia de vetores de doenças negligenciadas.

Esperamos ansiosamente mais edições de eventos como este.

Universidade ameaçada por Abdalla et al.

“Universidade ameaçada” é o título do artigo de ÉLCIO ABDALLA, LUÍS RAUL WEBER ABRAMO e JOÃO CARLOS ALVES BARATA, publicado na FSP, no dia 06 de novembro e que me foi enviado por Emílio Silva. O artigo deveria levantar bastante polêmica pelo teor da crítica. Veja o texto escolhido como destaque pelo jornal: “Que modelo se deseja ter na USP? Uma escolinha de 3º grau ocupada por alunos e professores dedicados à lúmpen-política?”

Basta o início do artigo para avaliar quão forte é a crítica: “A UNIVERSIDADE de São Paulo está sob ataque. Seu futuro como universidade de pesquisa e instituição acadêmica de ponta está ameaçado.
De um lado, claques de burocratas encastelados nos órgãos de poder universitário empurram uma agenda mediocrizante, que estrangula os esforços daqueles que sustentam a "marca USP". De outro, alguns sindicatos e movimentos estudantis empenham-se em transformar a USP em um "escolão para as massas", no qual o mérito acadêmico seria decapitado.”

As recomendações dos autores são: “Em primeiro lugar, é preciso acabar com esse processo bizantino de eleição para reitor, que terminou por deformar todas as estruturas administrativas e acadêmicas.” e “Também é preciso instituir mecanismos reais de controle de qualidade e produção dos docentes. Nenhuma universidade de primeira linha resiste a décadas de emprego vitalício garantido a qualquer um que passe num concurso público de ingresso.” Ambas são questões polêmicas e que deveriam ser objeto de atenção da comunidade acadêmica e fora dela. Imaginar-se-ia uma volumosa correspondência para o jornal sobre o assunto. Contudo, o painel do leitor, nos dias seguintes à publicação (veja trechos abaixo), registra apenas duas correspondências, ambas concordantes com o pensamento dos autores. Como explicar tão pouca mobilização?

Os jornais não publicam toda a correspondência recebida, mas se houvesse um grande número de manifestações, o número de opiniões divulgadas deveria ser maior. Ademais fica a pergunta: não foi enviada qualquer manifestação discordante? ou o jornal não as publicou? A imprensa já não atrai tanto a atenção?

Ou, o que seria muito pior, a Universidade já não atrai a atenção da comunidade? Será que a sociedade passou a ver a Universidade de maneira homogênea, igualando as Universidades sérias com as propostas mercantilistas de ensino?


Trechos das duas correspondências que apareceram no Painel do Leitor nos dias 07 e 08.11:

Gostaria de congratular os três autores do artigo "Universidade ameaçada" ("Tendências/Debates", ontem). Ao mostrarem o que está acontecendo com a USP, eles desvelam a verdade que acontece em praticamente todas as universidades brasileiras....” IGNEZ MARTINS TOLLINI , Ph.D em educação pela Universidade de Londres (Brasília, DF);

“Gostaria de parabenizar a Folha e os autores do artigo "Universidade ameaçada" ("Tendências/Debates", 6/11), sobre o que acontece na USP, o mais nobre centro de produção científica e intelectual da América Latina. Se nada for feito, essa brilhante instituição irá "rolar escada abaixo". Os primeiros degraus já foram, e "ela" ainda se segura no corrimão daquilo a que está mais atrelada: sua histórica qualidade....” MARIA IRENE DE CONTE , formada em ciências sociais pela USP e mestre em geopolítica pela USP (Atibaia, SP).


Ilustração: Universidade de Teerã, do site da Veja, mas esta é outra ameaça.

Pesquisadores da USP denunciados por fraude

O boletim informativo da ADUSP (Informativo Adusp 296) noticiou em 03 de novembro uma denúncia de fraude feita por professora da UFRJ contra um grupo de pesquisa da USP em Ribeirão Preto. Isto se soma a um episódio anterior de plágio. Em setembro de 2008, comissão da Reitoria da USP emitiu uma moção de censura contra o Diretor do Instituto de Física por episódio de plágio científico. O fato foi bastante divulgado pelaANDIFES, e também pela imprensa, como a Folha e Globo.

Estes episódios, juntamente com o aumento real (aumento percentual em relação ao total de publicações) de casos de retratação de artigos em revistas científicas (já discutidoaqui), aponta para um quadro preocupante. Estes episódios abalam o esforço da ciência e, certamente, prejudicam o apoio social à atividade científica.

No caso específico do Brasil precisamos redobrar os esforços para evitar problemas deste tipo. Uma repetição de episódios envolvendo autores brasileiros terá um efeito negativo muito forte sobre toda a comunidade. A fraude e o plágio, se não coibidos firmemente, prejudicarão o grande esforço em curso para colocar o país como um importante gerador de conhecimento científico.


Veja a matéria do Boletim da ADUSP:

“Pesquisadora do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a professora Angela Hampshire Lopes encaminhou à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP uma denúncia de plágio contra um grupo de pesquisadores do qual faz parte a professora Suely Vilela. A reitora da USP é co-autora de um artigo científico que reproduz, sem citar a fonte, material originalmente publicado, cinco anos antes, por um grupo de pesquisa liderado pela professora Angela Lopes. Uma sindicância foi aberta para apurar o caso.

O artigo contestado, que foi publicado em 2008 na revista Biochemical Pharmacology (edição 76), reproduz três imagens colhidas em microscópio eletrônico idênticas às que constam de um outro artigo, publicado em 2003 na revista Antimicrobial Agents and Chemotherapy (v. 47, nº 6), por Angela Lopes e seu grupo. Além disso, algumas passagens do artigo de 2008 são quase integralmente copiadas do artigo de 2003. Não há qualquer referência ao trabalho anterior e aos seus autores.

A professora Angela Lopes declarou ao Informativo Adusp que prefere não comentar o caso, que está sendo “devidamente tratado pelas instâncias superiores da USP”, segundo ela. “Meu grupo e eu decidimos esperar os desdobramentos naturais do caso, confiando plenamente no bom senso e na lisura do processo em questão”, disse a docente da UFRJ.

“Confusão”

O coordenador do grupo acusado de plágio é o professor Andreimar Soares, que pertence à Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, mesma unidade de Suely. “Deixo claro que não houve plágio, e sim que ocorreu um lamentável erro de substituição de figuras pela minha ex- aluna de doutorado”, declarou Soares ao Informativo Adusp. Ele atribuiu o problema a uma “confusão da minha orientada, Carolina D. Sant’Ana, em meados de 2007”. Carolina é co-autora do artigo em questão.

De acordo com Soares, seus alunos são incentivados a complementar “suas discussões e apresentações com os trabalhos correlacionados, apresentando-os de forma mesclada durante seus seminários internos”, de forma paralela e comparativa. “Não houve má fé da aluna, mas durante estas apresentações ela deve ter utilizado suas figuras como exemplo de dano ao Trypanosoma, pois já tinhamos os resultados in vitro e os de Leishmania, e nessa provável mescla, ao invés de manter somente na discussão do seu trabalho, em algum momento estes dados foram incluídos e confundidos, ocasionando este erro absurdo”. O professor informa que “todas as medidas já estão sendo tomadas para a retratação deste grave erro junto à Editora e à comunidade científica, pois, nestes últimos 15 anos de carreira, sempre me preocupei em desenvolver pesquisa com seriedade e de boa qualidade”.

A professora Suely Vilela esquivou-se de responsabilidade no caso: “O trabalho mencionado é resultado da tese de doutorado da aluna Carolina Dalaqua Sant’Ana, que foi orientada pelo professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Andreimar Martins Soares”, declarou ao Informativo Adusp. “Minha colaboração com o docente é na área de isolamento e purificação de toxinas animais, matéria distinta em relação às passagens e imagens questionadas. Em face das acusações referidas, de uso indevido de obra alheia anterior, já foi instaurada a competente sindicância administrativa para apuração dos fatos”. A USP, afirma, “dispõe de instrumentos administrativos e jurídicos para conduzir o processo com total isenção”.

O Informativo Adusp submeteu à pesquisadora Carolina Sant’Anna as declarações de Soares e Suely. “O que o professor Andreimar comentou é o que realmente aconteceu”, disse. “Não tenho mais o que dizer... apenas lamento esta situação”.

Retirada

Nos currículos Lattes de Soares, de Suely e de Carolina, foi retirada a menção ao artigo objeto da acusação de plágio, “Antiviral and antiparasite properties of an L-amino acid oxidase from the Snake Bothrops jararaca: Cloning and identification of a complete cDNA sequence”. Nos três casos foi possível localizar as versões anteriores na memória cache do buscador Google, nas quais consta o artigo. “Foi uma forma de entender a gravidade do assunto e de me retratar inicialmente junto à comunidade científica até que tudo fique esclarecido”, declarou Soares sobre a retirada.

A tese de doutorado de Carolina não foi localizada no banco de dados da USP. Mas foi possível encontrar referência a ela na memória cache do Google: seu último registro data de 18/10.

O currículo de Suely aponta a participação da reitora em dez projetos de pesquisa em andamento. Perguntada sobre como conciliar o cargo com os diversos projetos de pesquisa em andamento, Suely respondeu: “Possuo um laboratório de pesquisa com boa infraestrutura física e de recursos humanos, inclusive pós-doutores. Além disso, a tecnologia da informação me permite manter contato com pesquisadores, pós-graduandos e técnicos de nível superior de forma eficiente e ágil, o que me possibilita conciliar atividades administrativas e de pesquisa científica”.


Figuras

Às imagens (A), (D) e (E) da Figura 3 do artigo de 2003 correspondem respectivamente as imagens (A), (B) e (C) da Figura 3 do artigo de 2008, no qual foram suprimidas as imagens (B) e (C) da seqüência original.

A seqüência de imagens publicada no artigo de Angela Lopes e outros, “Antileishmanial Activity of a Linalool-Rich Essential Oil from Croton cajucara”, mostra a ação de óleo essencial rico na substância linalol, extraído de folhas da planta Croton cajucara, sobre o protozoário Leishmania amazonensis.

Porém, no artigo de Soares, Suely e outros, as mesmas imagens recebem legenda explicativa diferente, que informa tratar-se do efeito de L- aminoácido oxidase (LAAO) extraído da cobra Bothrops jararaca sobre o protozoário Trypanosoma cruzi.

Apesar de substância e parasita citados serem diferentes, a redação para o processo que se observa nas imagens é precisamente a mesma, como se pode comprovar no quadro da p. 4. O artigo de 2008 traz outras imagens produzidas por microscópio eletrônico que registrariam tratamento de parasitas Leishmania amazonensis por LAAO de jararaca (imagens D e E, figura 3), mas a explicação do que se vê ali é literalmente igual a outro trecho do artigo em 2003.


COMPARE DOIS TRECHOS

Substâncias e parasitas diferentes, redação igual

Artigo de 2003

“Untreated and treated (15.0 ng of essential oil per ml) promastigotes were observed by transmission electron microscopy, and photomicrographs of the promastigotes are shown in Fig. 3A to E, which show promastigotes with different degrees of damage. Disruption of flagellar membranes, mitochondrial swelling, and gross alterations in the organization of the nuclear and kinetoplast chromatins were detected. After 30 min in the presence of essential oil the parasites were completely destroyed.” (p. 1898)

Artigo de 2008

“Untreated and treated promastigotes (L. amazonensis) and epimastigotes (T. cruzi) were observed by transmission electron microscopy. Photomicrographs of the promastigotes with different degrees of damage are shown in Fig. 3. For treated T. cruzi with BjarLAAO-I, disruption of flagellar membranes, mitochondrial swelling and gross alterations in the organization of the nuclear and kinetoplast chromatins were detected. After 24 h in the presence of 15 mg of BjarLAAOI, the parasites were completely destroyed (Fig. 3A–C).” (p. 283)


Imagens inéditas, explicação não

Artigo de 2003

“Mitochondrial swelling and important alterations in the organization of the nuclear and kinetoplast chromatins were observed by electron microscopy when L. amazonensis parasites were treated for 20 to 30 min with 15.0 ng of essential oil from C. cajucara per ml (Fig. 3).” (p. 1900)

Artigo de 2008

“Mitochondrial swelling and important alterations in the organization of the nuclear and kinetoplast chromatins were observed by electron microscopy when L. amazonensis parasites were treated with 5.0 mg/ml of BjarLAAO-I (Fig. 3D and E).” (p. 283)

***********

artigo citado:

Biochem Pharmacol. 2008 Jul 15;76(2):279-88. Epub 2008 May 7.

Antiviral and antiparasite properties of an L-amino acid oxidase from the snake Bothrops jararaca: cloning and identification of a complete cDNA sequence.

Sant'Ana CD, Menaldo DL, Costa TR, Godoy H, Muller VD, Aquino VH, Albuquerque S, Sampaio SV, Monteiro MC, Stábeli RG, Soares AM.

Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, FCFRP-USP, Ribeirão Preto-SP, Brazil.”

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Gates Foundation estimula jovens investigadores

As aprovações de projetos pela Gates Foundation, além da preferencia pelas idéias mais inovadoras, indicada na chamada, mostra também um claro estímulo aos pesquisadores jovens. O artigo How Bill Gates is turning the tables in favour of young researchers do Eureka Zone do Times on line chamou a atenção para esta tendência.

O texto é ilustrado por um gráfico que demonstra a maior taxa de aprovação por pesquisadores mais jovens.

Veja abaixo alguns dos projeos aprovados, e publicados na matéria do Times. A lista completa por ser vista no site do Grand Challenges.


Andrew Fung of University of California, Los Angeles: develop chewing gum that can detect malaria biomarkers in saliva. Simple means of identifying malaria sufferers through act of chewing by picking up traces of antigens produced in reaction to the disease, which can permeate through to body fluids other than blood.

Ranjan Nanda of the International Centre for Genetic Engineering & Biotechnology in India: create a handheld “electronic nose” that analyzes breath samples to diagnose tuberculosis. Using evidence of animals being able to smell tuberculosis, and anecdotal reports of smell changes in clinics, as starting point for developing means of detecting key volatile compounds that signal disease.

Udantha Abeyratne of the University of Queensland in Australia: Use mobile phones to diagnose pneumonia. Devise means of using mobile phones and mp3 players to identify pneumonia cases with a sophisticated acoustic analysis of recorded cough sounds and breathing patterns.

Margaret Njoroge of Med Biotech Laboratories in Uganda: develop a vaccine that mothers pass on to babies. Use an intranasal vaccine designed to induce antibodies against malaria in breast milk and confer immunity on to their babies when they are suckled

Steven Maranz of Weill Cornell Medical College in New York: test the ability of chocolate compound to keep malaria at bay. Develop popular means of enhancing action of drugs with use of the compound flavonol, found in chocolate, to stimulate the immune system”

Ilustração do site da Gates Foundation

domingo, 1 de novembro de 2009

II São Paulo Advanced Immunology Course

II São Paulo Advanced Immunology Graduate Course

II Symposium: “Research Advances and Progress in Immunology”

The Department of Immunology of the Institute of Biomedical Sciences of the University of São Paulo (Brazil) is offering a graduate – level Immunology course to Latin American graduate students. The course will run from February 8-10th, 2010 and will be administered by immunologists from Brazil and around the world. Immediately after the course, on February 11th 2010, we will be offering an International Immunology Symposium. Please see each program below.

Graduate students may register until November 30th, 2010 atwww.icb.usp.br/sigc/inscricao.php

There is no charge to register.

The symposium is open to all interested members from the scientific community until February 1st, 2010 at www.icb.usp.br/sigc/inscricao.php

There is no charge to register.


Organizing Commitee:

  1. Dra. Lourdes Isaac, Department of Immunology, Institute od Biomedical Sciences, University of São Paulo

  2. Dr. Luiz Vicente Rizzo, Department of Immunology, Institute od Biomedical Sciences, University of São Paulo

  3. Dr. Momtchilo Russo, Department of Immunology, Institute od Biomedical Sciences, University of São Paulo

  4. Dr. Mohamed R. Daha, Department of Nephrology, Leiden University Medical Center, Leiden, Netherlands



Availability: 30 openings are available of which approximately 10 will be reserved for Latin American students from outside Brazil.

Graduate students travelling from out of the State São Paulo may apply for funding to cover some expenses.

Graduate students travelling from out of the City of São Paulo may apply for student accomodation at Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo. The accomodation rate for each day is R$ 15,00. For more information, please write toalojacepe@usp.br or call at 55-11-3091 3554.


Graduate students will receive the list of selected papers to be discussed during the course in the beggining of January, 2010.


Lectures Location:

Immunology Course: Departamento de Imunologia, Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Av. Prof. Lineu Prestes 1730. Cidade Universitária. São Paulo, SP, Brasil. CEP 05508-900.


Immunology Symposium: Anfiteatro de Convenções Camargo Guarnieri. Rua do Anfiteatro 109 Cidade Universitária, São Paulo, SP. CEP 05509-060


Contact: Rozely sbi@sbi.org.br tel: 55-11-3034 2632


II São Paulo Advanced Immunology Graduate Course

2010


February 8th, Monday

8:00 – 8:15 Opening Session

Dr. Lourdes Isaac Department of Immunology, University of S. Paulo, Brazil


8: 15 – 8:30 Explanation of Self Study

Dr. Mohamed R. Daha Leiden University Medical Center, Netherlands


8:30 – 10:00 Innate Immune Response to Fungi

Dr. Gordon Brown Institute of Infectious Disease and Molecular Medicine, South Africa


10:00 – 10:30 Coffee break


10:30-12:00 TLRs and Immunity to Fungi Dr. Vera Lucia Garcia Calich, Univ S. Paulo, Brazil


12:00 – 13:00 Lunch


13:00 – 15:00 Self Study I: reading selected papers

Dr. Gordon Brown & Dr. Vera Lucia G. Calich


15:00 – 15:30 Coffee break


15:30 – 17:00 Discussion session of selected papers of Self Study I

Dr. Gordon Brown & Dr. Vera Lucia G. Calich



February 9th Tuesday

8:30 – 10:00

Complement System: Linking Innate to Acquired Immune Response

Dr. Mohamed R. Daha


10:00-10:30 Coffee break


10:30-12:00 Innate Recognition receptors

Dr. Yvette van Kooyk VU University Medical Center, Netherlands


12:00 – 13:00 Lunch


13:00 – 15:00 Self study II: reading selected papers

Dr. Mohamed R. Daha & Dr. Yvette van Kooyk


15:00 – 15:30 Coffee break


15:30: 18:00 Discussion session of selected papers of Self Study I

Dr. Mohamed R. Daha & Dr. Yvette van Kooyk


February 10th Wednesday

8:30 – 10:00

Innate Immunity to Protozoan

Dr. Manoel Barral Netto, FIOCRUZ and Federal University of Bahia, Brazil


10:00 - 10:30 Coffee break


10:30-12:00 Acquired Immunity to Protozoan

Dr. João Santana da Silva, University of São Paulo, Brazil


12:00 – 13:00 Lunch


13:00 – 15:00 Self study III: reading selected papers

Dr. Manoel Barral Netto & Dr. João Santana da Silva


15:00 – 15:30 Coffee break


15:30 - 18:00 Discussion session of selected papers of self study III

Dr. Manoel Barral Netto & Dr. João Santana da Silva



II Symposium “Research Advances and Progress in Immunology”

February 11thThursday


9:00-9:50 Dr. Gordon Brown

Expression, ligand recognition, signalling and functions of Dectin-2 family of C-type lectins in immunity and homeostasis


9:50-10:00 Discussion


10:00-10:15 Coffee break


10:15-11:05 Dr. Vera Lucia Garcia Calich

Dendritic Cells in Resistance and Susceptibility to Paracoccidioides brasiliensis infection


11:05-11:15 Discussion


11:15-12:15 Dr. Yvette van Kooyk

Dendritic cells and C-type lectin receptors: coupling innate to adaptive immune responses


12:15-12:25 Discussion


12:25-14:00 Lunch


14:00-14:50 Dr. Mohamed. R. Daha

Pathogenic role of auto-antibodies against complement components in systemic lupus erythematosus


14:50-15:00 Discussion


15:00–15:50 Dr. João Santana da Silva

Innate immunity to Trypanosoma cruzi infection


15:50-16:00 Coffee break


16:00 – 16:50 Dr. Manoel Barral Netto

Challenges and perspectives in vaccination against leishmaniasis


16:50-17:00 Discussion


17:00-17:05 Dr. Lourdes Isaac

Closing Session