sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Análise do transcriptoma de leishmanias por seqüenciamento do RNAm


Comentários do Congresso da SBPz - 19 a 21 de setembro de 2011, Foz do Iguaçu



Post de Leonardo Arruda

Sobre a palestra de Myler PJ
A disponibilização do genoma de várias espécies de Leishmania revolucionou a habilidade para investigar a biologia e fisiopatologia destes parasitas. Entretanto, nem todos os mecanismos para regulação da expressão gênica foram elucidados.

Buscando contribuir neste campo, os autores analisaram todo transcriptoma de diferentes espécies de leishmania (L. major, donovani, amazonensis, braziliensis e tarentolae), utilizando uma nova tecnologia denominada seqüenciamento de RNA de alto rendimento (RNA-seq), com a finalidade de analisar os níveis dos RNAm e suas sequências nas diferentes fases do ciclo celular.
Foram desenvolvidas diferentes formas para a construção de bibliotecas para RNA-seq. Entre elas, aquela com resultados mais surpreendentes foi o mapeamento da região final 5’ dos mRNAs. Esta abordagem foi tão sensível, que foi possível a utilização do RNA total oriundo de extração de macrófagos infectados ou diretamente do RNA extraído da lesão de animal. Além disso, foram obtidas informações sobre o local de adição da SL (Sequencia Líder – lembrar que no trans-splicing ocorre a adição da SL na porção 5’ e a poli-adenilação na porção 3’ em cada gene) bem como abundância do mRNA para cada espécie / fase do ciclo.

Os resultados obtidos foram impressionantes, pois foi observado uma mudança no sítio de adição da SL durante a diferenciação celular. Por precisamente definir as terminações 5’ e 3’ dos mRNAs, estes resultados permitiram redefinir anotações estruturais no genoma destas espécies. Sendo assim, muitos genes anteriormente ditos como ortólogos tiveram sua função designada.
Os resultados deste estudo permitirão o melhor entendimento sobre a biologia da leishmania, como início e término da transcrição. Os autores ainda estão comparando os sítios de adição da SL bem como a abundância do mRNA entre as espécies. 

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A fagocitose de neutrófilos apoptóticos induz a diferenciação fenotípica de macrófagos em M2b


Post de Claire Santos

Comentários do Congresso da SBPz - 19 a 21 de setembro de 2011, Foz do Iguaçu 


Fonte: http://www.ucl.ac.uk/~ucbpeal/work.html



Os neutrófilos são a primeira linha de defesa em resposta a infecções. Durante a resposta imune os macrófagos desempenham um importante papel na fagocitose dos neutrófilos apoptóticos, um fenômeno conhecido como eferocitose. Essa fagocitose pode ter características tanto pró quanto anti-inflamatória. 

Nessa palestra, Alessandra Filardy demonstrou como a eferocitose pode induzir a diferenciação fenotípica dos macrófagos. Os macrófagos podem se subdividir fenotipicamente em 3 grupos. O M1 ou classicamente ativado, induzidos pelo IFN-g e associados com a resposta Th1, o M2a ou ativado de forma alternativa, induzidos por citocinas como IL-4 e IL-13 e associados com uma resposta Th2 e o M2b conhecidos como macrófagos regulatórios. Os macrófagos M2b produzem TNF, NO e possuem uma alta expressão de IL-10. A presença desses macrófagos está associada à supressão da resposta pró-inflamatória. 

Foi demonstrado que macrófagos de camundongos C57BL/6, mas não de Balb/c, quando cultivados na presença de neutrófilos apoptóticos se diferenciavam no subtipo M2b, o que se caracterizava pela baixa produção de IL-12 e alta produção de IL-10 e NO. Observou-se também que a presença de NE e a sinalização por TLR4 eram fatores importantes na diferenciação desses macrófagos e que a co-cultivo desses macrófagos M2b com células T CD4+ induzia uma alta produção de IL-4 e IL-10 e uma baixa produção de IFN-g por essas células, caracterizando uma resposta Th2. Uma característica importante da fagocitose de neutrófilos apoptóticos em camundongos C57BL/6 é que ela induz uma resposta pro-inflamatória, o que já foi demonstrado, por exemplo, com a infecção do camundongo na presença de leishmania e neutrófilos apoptóticos, o que resultou na destruição do parasita. No entanto, nesse trabalho foi observado que quando os macrófagos de camundongos C57BL/6 eram cultivados previamente com neutrófilos apoptóticos e posteriormente infectados com L. major, eles se tornavam permissivos a infecção. 

Desta forma, a presença dos neutrófilos apoptóticos poderia influenciar diretamente a resposta imune a leishmania, e a sobrevida do parasita no macrófago estaria associada ao tempo entre a infecção e a fagocitose dos neutrófilos.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Preexisting helminth infection induces inhibition of innate pulmonary anti-tuberculosis defense by engaging the IL-4 receptor pathway.

Post de Kiyoshi Ferreira Fukutani (LIP/CPqGM-FIOCRUZ)

ResearchBlogging.orgO artigo de Potian e colaboradores “Pre-existing helminth infection induces inhibition of innate pulmonary anti-tuberculosis defense by engaging the IL-4 receptor pathway", publicado em agosto de 2011, no Journal of Experimental Medicine, mostra de forma elegante a influência do Receptor da IL-4 no aumento da carga bacteriana (Mtb) em camundongos BALB/c infectados previamente com o helminto Nippostrongylos brasiliensis. Os autores utilizam este verme por apresentar um ciclo pulmonar (larvas L3 a L4), por aumentar a expressão de moléculas da resposta Th2. Assim, os autores exploram a cooinfecção entre vermes e outros patógenos, o que é um evento comum na população mundial.

A característica mais pontuadas na dicotomia Th1 e Th2 é a expressão de moléculas estimuladoras ou inibidoras. No caso da resposta do tipo Th1, as moléculas mais conhecidas são o IFN-g e o IL-12, ambas estimuladoras da ativação de macrófagos. As moléculas do Tipo Th2, IL-4, IL-5 e IL-13 apresentam um efeito desativador do macrófago.

Os autores mostraram que a co-infecção por helminto promove o aumento da carga do Mtb devido a um elevado pico inicial de IL-4 .Em experimentos posteriores, utilizando os marcadores de macrófagos do tipo M1 (NOS2 e IRG-47) e M2 (Arg-1e Fizz-1), os autores mostram que nos animais co-infectados, a população de macrófagos M2 está aumentada em comparação ao grupo sem a co-infecção. Os autores mostram também que não há diferença na população de macrófagos M1, podendo o IFN-g diminuir a carga bacteriana nos animais co-infectados. Por fim, os autores demonstram que a transferência adotiva de macrófagos WT para animais deficientes no receptor de IL-4 aumentou a carga bacteriana. Assim, a via do receptor de IL-4 aumenta a susceptibilidade em animais co-infectados por MTb e vermes. A resposta Th2 pode contribuir com a persistência de MTb no pulmão, por meio da ativação alternativa de macrófagos.

Em relação aos macrófagos, o artigo do Prof. George dos Reis “Macrophages and neutrophils cooperate in immune responses to Leishmania infection” discute, no modelo da Leishmania, os diferentes tipos de macrófagos (M1, M2a e M2b) e contexto da resposta a infecção (M1 à protetor, M2a à regulador/reparo e M2b à permissivo).



Potian JA, Rafi W, Bhatt K, McBride A, Gause WC, & Salgame P (2011). Preexisting helminth infection induces inhibition of innate pulmonary anti-tuberculosis defense by engaging the IL-4 receptor pathway. The Journal of experimental medicine, 208 (9), 1863-74 PMID: 21825018

terça-feira, 27 de setembro de 2011

SBPz 2011 - A Reunião



Post de Marcia Weber Carneiro e Diego Moura Santos (LIP-CPqGM/FIOCRUZ)

XXVII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology

Organizado pelo SBPz, a XXXVIII Reunião Anual de Pesquisa Básica em Doença de Chagas e a XXVII Reunião da Sociedade Brasileira de Protozoologia ocorreram em Foz do Iguaçu, entre os dias 19 e 21 de Setembro de 2011. O evento contou com a presença de Dr. Samuel Goldenberg (ICC), Dr. Marcello Barcinski (USP), Dra. Lynn Soong (University of Texas), entre outros.

No primeiro dia, o Dr. Samuel Goldenberg ministrou a palestra de abertura do congresso falando sobre um sistema de estudo para diferenciação celular e regulação da expressão gênica em T. cruzi. Para o fechamento do evento, Dra. Aldina Barral (Fiocruz/BA) falou sobre os trabalho desenvolvidos no LIMI/LIP a respeito da interação entre vetor-hospedeiro-Leishmania. Na sua palestra, foram apresentados os resultados dos 10 anos de trabalho nesta área, realizados in vitro, em modelos experimentais e em estudos de campo. No congresso foram abordados diversos temas como: controle de expressão gênica, evolução e epidemiologia, bioquímica e quimioterapia, desenvolvimento de vacina, imunomodulação, biologia estrutural, controle de vetores e biologia celular.

Marcia Weber
Chamou-me a atenção o trabalho do estudante Monte Neto, da UFMG, intitulado: “Comparative Analysis of gene expression profile in antimony resistant and susceptible new world Leishmania species”. Ele juntamente com seus colaboradores avaliaram a diferença de expressão gênica de promastigotas resistentes e susceptíveis ao antimônio das espécies: L. amazonensis, L. guyanensis e L. braziliensis. Os autores encontraram, através de análise comparativa de genes em comum entre as três espécies, utilizando o programa Ingenuity, 168 genes regulados positivamente e 71 negativamente. Eles destacaram a importância da super-expressão das seguintes proteínas: hidrolases, GP63, tripanotiona redutase, ciclofinas e algumas proteínas ABC. As análises sugerem que a presença de mecanismos compartilhados, como da glutationa, da redox homeostase, de proteína e RNA, compensa o desequilíbrio metabólico causado pela droga, nas cepas resistentes. Este estudo é bastante interessante, pois identifica marcadores de resistência.

Outra palestra bastante interessante foi a de Lynn Soong, intitulada “Subversion and Modulation of Host Immunity by L. amazonensis parasites”. Neste trabalho ela mostra que células deficientes em genes relacionados com autofagia, processo de marcação de células e organelas velhas para degradação lisossômica, são menos permissíveis a infecção por Leishmania, pois há um aumento na produção de IFN-gama. Este estudo permite um melhor entendimento da imunopatogênese associada com a infecção.
Enfim, foi uma grande oportunidade para conhecer novos trabalhos.

Diego Moura Santos
Para mim, uma das palestras mais interessantes foi proferida pela Dra. Luzia Helena Carvalho (FIOCRUZ-MINAS), intitulada “Potential hosts biomarkers for Plasmodium vivax morbidity: microparticles and circulating nucleic acids’’. Nesta, a pesquisadora mostrou de maneira muito elegante, a possibilidade de utilizar micropartículas (MPs) (liberadas por células do hospedeiro ativadas ou apoptóticas) e ácidos nucléicos circulantes (CNAs) como biomarcadores de morbidade na malária causada pelo P. vivax. Seus resultados mostraram que: (1) níveis plasmáticos de MPs e CNAs estavam significativamente aumentados em pacientes infectados com P. vivax, quando comparados com o grupo controle não exposto a infecção, (2) MPs e CNAs derivados das plaquetas estavam associados com sintomas agudos da malária causada por P. vivax, e os níveis de CNAs estavam fortemente associados com a morbidade da doença, (3) os níveis de MPs e CNAs diminuem a níveis fisiológicos depois do tratamento com drogas antimalária. Juntos, os dados apresentados pela pesquisadora sugerem o uso potencial destes mediadores inflamatórios como um biomarcador para a morbidade da malária vivax.

Outra palestra interessante foi a ministrada pela Dra. Ana Claudia T. Torrecilhas, intitulada: “Trypanosoma cruzi: trypomastigotes secrete vesicles with proinflammatory virulence factors that enhance cell invasion”. A pesquisadora mostrou que o Trypanosoma cruzi secreta vesículas com fatores de virulência que estão relacionados com a invasão celular. Em um de seus experimentos, camundongos foram tratados com estas vesículas e infectados com Trypanosoma cruzi, apresentando assim, uma exacerbação na carga parasitária e na resposta inflamatória no coração, levando a mortalidade dos animais.

Um ponto forte do congresso foi ausência de palestras ministradas por convidados durante a apresentação oral dos estudantes, possibilitando assim, um público maior nestas apresentações orais.

***Nota pessoal (Camila): Ressalto a qualidade das apresentações orais dos estudantes. Cada vez mais preparados, os alunos de IC e de pós graduação dividiram as sessões com pesquisadores renomados como Albert Tanowitz e Albert Descouteaux e se saíram muito bem! Outro aspecto muito relevante foi a possiblidade dos alunos jantarem com os palestrantes, promovendo uma conversa mais informal e abrindo as possibilidades de interação. Parabéns aos organizadores da Reunião! Em tempo, ano que vem, a Sociedade se encontrará em Caxambu, MG, retomando uma tradição de décadas.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Oportunidades de bolsas e fomento


Fundação Oswaldo Cruz
Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz
Vice-diretoria de Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico
 
Oportunidades Vigentes
 
Bolsa CNPq de Estágio Sênior no Exterior (ESN)

A bolsa CNPq de Estágio Sênior no exterior (ESN) tem o objetivo de propiciar ao pesquisador o desenvolvimento de projeto de pesquisa ou parte dele em instituição estrangeira de competência internacionalmente reconhecida.
Data Limite: Até 29 de setembro de 2011.Home Page: http://www.cnpq.br/normas/rn_07_021_anexo1.htm


Bolsa CNPq de Pesquisador Visitante (PV)

A bolsa de Pesquisador Visitante (PV) visa possibilitar ao pesquisador brasileiro ou estrangeiro, de reconhecida liderança científica, a colaboração com grupos de pesquisa emergentes ou consolidados, para o desenvolvimento de linhas de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico consideradas relevantes pelo Comitê de Assessoramento da área respectiva e pela Diretoria do CNPq.
Data Limite: Até 29 de setembro de 2011.Home Page: http://www.cnpq.br/normas/rn_06_016_anexo3.htm


Bolsa CNPq de Pós-Doutorado Sênior (PDS)

A bolsa CNPq de Pós-Doutorado Sênior (PDS) possibilita, no país, a consolidação e atualização dos conhecimentos e/ou o redirecionamento da linha de pesquisa do candidato. Isto será feito por meio de estágio e desenvolvimento de projetos de pesquisa junto a grupos e instituições de reconhecido nível de excelência na área de especialização do candidato.
Data Limite: Até 29 de setembro de 2011.Home Page: http://www.cnpq.br/normas/rn_06_016_anexo5.htm


Edital MCT/CNPq/Finep nº 04/2011 - Apoio à Realização de Eventos Relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação

Edital MCT/CNPq/Finep nº 04/2011 tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, apoiando a realização, no Brasil, de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, de abrangência nacional ou internacional, relacionados necessariamente à ciência, tecnologia e inovação, que venham a ocorrer no período de 1º de julho de 2011 a 30 de junho de 2012.
Data Limite: Cronograma 2: Eventos a serem realizados entre 01/01/2012 a 30/06/2012: até 3 de outubro de 2011.Home Page: http://www.cnpq.br/editais/ct/2011/004.htm


Chamada Pública MCTI/CNPq/MEC/Capes - Ação Transversal nº 06/2011 - Casadinho/Procad

Chamada Pública MCTI/CNPq/MEC/Capes-Ação Transversal nº 6/2011 - Casadinho/Procad visa apoiar projetos conjuntos de pesquisa que busquem promover o fortalecimento e a consolidação de Programas de Pós-Graduação stricto sensu e estimulem a formação pós-graduada e a mobilidade docente e discente por meio da cooperação inter e/ou intra-regional entre grupos de pesquisa de qualquer região do país vinculados a Programas de Pós-Graduação não consolidados e Programas consolidados de instituições nacionais de ensino superior e/ou de pesquisa.
Data Limite: As propostas devem ser submetidas até o dia 4 de novembro de 2011.Home Page: http://www.cnpq.br/editais/ct/2011/006_casadinho.htm


Chamada MCTI/CNPq nº 21/2011 - Projetos Conjuntos de P, D&I em Nanotecnologia no Âmbito da Cooperação Internacional Brasil-México

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tornam pública a Chamada MCTI/CNPq nº 21/2011, que tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no âmbito da Cooperação Científica e Tecnológica entre a República Federativa do Brasil e dos Estados Unidos Mexicanos em Nanotecnologia que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação do País. 

O apoio se dará exclusivamente a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação desenvolvidos em parceria com pesquisadores mexicanos ou grupos de pesquisa sediados nos Estados Unidos Mexicanos, nas linhas de interesse identificadas abaixo:
1.       Agronegócio;
2.       Eletrônica;
3.       Energia;
4.       Materiais;
5.       Meio ambiente;
6.       Nanobiotecnologia;
7.       Saúde;
8.       Sensores e/ou reguladores e seus impactos.
Data Limite: Até 3 de novembro de 2011.Home Page: http://www.cnpq.br/editais/ct/2011/021.htm


Auxílios de Curta Duração: Auxílio Participação em Eventos Científicos (AVG)

O objetivo do programa de Auxílio Participação em Eventos Científicos (AVG) é apoiar a participação de pesquisador com desempenho destacado em sua área de atuação em eventos científicos no exterior, tais como:
1.       Congressos e similares;
2.       Intercâmbio científico ou tecnológico;
3.       Visitas de curta duração, para aquisição de conhecimentos específicos e necessários ao desenvolvimento da pesquisa científica ou tecnológica.
Data Limite: A solicitação para o auxílio exige um prazo de 90 dias antes do início da atividade ou evento. Home Page: http://www.cnpq.br/normas/rn_06_015_anexo2.htm


Edital Capes DRI/CGBE nº 73/2010 - Programa de Apoio à Participação em Eventos no Exterior (Paex): Processos Seletivos em 2011

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) concede um auxílio financeiro para a apresentação de trabalhos de professores e pesquisadores, em eventos no exterior, com vistas a propiciar a visibilidade internacional da produção científica, tecnológica e cultural geradas no país.
O apoio consiste em auxílio-deslocamento, que se destina a contribuir com despesas com o traslado de ida e volta do país aonde será realizado evento científico, indicado na inscrição e aprovado pela Capes, considerando o trecho: Brasil/Exterior/Brasil. O valor do auxílio será estabelecido pela Capes de acordo com a localização geográfica do evento.
As normas do Edital Capes DRI/CGBE nº 73/2010 são aplicáveis aos processos seletivos do exercício de 2011.
Data Limite:O candidato deve inscrever-se e enviar toda a documentação complementar, exclusivamente via internet, até as 20h do último dia para inscrição, horário de Brasília. Os pedidos seguirão o calendário abaixo:
Inscrição
Período do evento
Resultado
1º a 30 de setembro            
1º a 31 de janeiro
30 de novembro         
1º a 31 de outubro
1º a 28 de fevereiro        
31 de dezembro
1º a 30 de novembro
1º a 31 de março
31 de janeiro
1º a 31 de dezembro
1º a 30 de abril
28 de fevereiro


From Targets to Novel Drugs Initiative

The Bayer's mission is to provide new treatment options for diseases with high unmet medical need. Bayer is committed to innovation and to translating ideas from basic research into novel drugs. Bayer is dedicated to fostering collaborations with excellent academic groups and start-ups. In order to further pool expertise and to join forces for mutual benefit, Bayer Schering Pharma AG intends to support collaborative research projects on attractive, novel molecular targets in the fields ofOncologyCardiologyGynecology and In vivo Imaging
To promote this new approach, Bayer Schering Pharma AG intends to allocate grants for the further development of promising targets. With this initiative, Bayer Schering Pharma aims to encourage research on novel targets in areas of mutual interest. By combining expertise from industry and academia we intend to accelerate the transition from basic research to new promising treatment options.
Data Limite: The next submission deadline is September 30, 2011. Home Page: http://www.grants4targets.com/scripts/pages/en/index.php

Fomento e Infraestrutura em P&D
Coordenação de Pesquisas
Vice-Diretoria de Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico
Fiocruz Bahia

Vacina contra Influenza entre profissionais de saúde: é necessário obrigar?

ResearchBlogging.org  





Post de Theolis Bessa

Um estudo publicado na Morbidity & Mortality Weekly Report e comentado hoje na Medscape News mostra que, na ausência de obrigatoriedade da vacinação, menos de 60% dos profissionais de saúde tomam a vacina contra Influenza ainda que seja oferecida no local de trabalho, contra 98% dos indivíduos que são requisitados a tomar a vacina pelo empregador. Fatores como receber uma recomendação do empregador para se vacinar, receber um lembrete sobre a vacina e disponibilidade da vacinação por mais de um dia foram associados ao aumneto da adesão à vacinação, sendo estes últimos associados independentemente de outras variáveis em uma análise de regressão logística multivariada.

Mais interessante é a grande diferença de atitudes e crenças em relação à vacina, quando se comparam os indivíduos que se vacinaram com os que não se vacinaram: mais de metade dos não vacinados contra menos de 10% dos vacinados não acredita que a vacina contra Influenza cause benefício ou seja capaz de proteger as pessoas com quem se entra em contato. Cerca de 70% dos não vacinados acredita que a Influenza não constitui risco sério para a sua saúde.



A partir destes dados, torna-se claro que se tem muito a fazer em relação a educação de profissionais de saúde para a prevenção de doenças. Talvez o mais difícil seja trabalhar a dissociação entre a informação técnica recebida e a própria "filosofia de risco". Ou obrigar seja a melhor forma de prevenir a disseminação de doenças em nível nosocomial?

Referência:  

Centers for Disease Control and Prevention (CDC) (2011). Influenza vaccination coverage among health-care personnel - United States, 2010-11 influenza season MMWR Morb Mortal Wkly Rep. : 21849963