quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Sessão de Medicina Baseada em Evidências HUPES 1/11/2013

Convido a todo(a)s para a Sessão de Medicina Baseada em Evidências,
Local: Sala D (segundo andar) do HUPES
Data/Horário: 1/11/2013 (sexta-feira), 14:00 horas
Apresentação/Avaliação Clínica: Estudantes de Medicina Baseada em Evidências

Cenário Clínico: Mulher de 72 anos, diabética e hipertensa, apresenta precordialgia típica de angina há 6 meses, inicialmente desencadeada por esforços maiores, progredindo para esforços habituais. O cardiologista solicitou uma cineangiocoronariografia. Exames laboratoriais: Hemoglobina=13g/dL; ureia=34mg/dL; creatinina=1,3 mg/dL; glicemia de jejum=111mg/dL; hemoglobina glicada=7,2%. Ao avaliar o caso, o médico hemodinamicista prescreveu N-acetilcisteina (N-AC) por via oral, orientando que a paciente deveria iniciar seu uso 12h antes do cateterismo cardíaco. Na visita pós-procedimento, o cardiologista assistente questionou sobre o benefício adicional da N-AC para prevenção de nefropatia por contraste e enfatizou ao médico residente a importância de cuidadosa hidratação com solução salina antes do procedimento.

Questão Clínica (PPR): Em paciente com fatores de risco para nefropatia induzida por contraste (idade avançada, diabetes melito), o uso de N-acetilcisteína por via oral dentro das 24h peri-procedimento (12h antes e 12h depois) é efetiva em reduzir o risco de dano renal após cineangiografia coronariana?

Fonte Principal de Evidência: ACT Investigators. Acetylcysteine for prevention of renal outcomes in patients undergoing coronary and peripheral vascular angiography: main results from the randomized Acetylcysteine for Contrast-induced nephropathy Trial (ACT). Circulation. 2011;124(11):1250-1259. 

-- 
Antonio Alberto Lopes, MD, MS, MPH, PhD
Professor Associado Doutor, Livre Docente
Medicina Interna/Nefrologia e Medicina Baseada em Evidências  
Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia
Chefe do Núcleo de Epidemiologia Clínica e Medicina Baseada em Evidências do Hospital Universitário Professor Edgard Santos

Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Nota pública: a Fiocruz e o uso de animais em pesquisas científicas

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição que desde 1900 atua a serviço da saúde pública e da população brasileira, frente aos acontecimentos recentes observados no país, vem a público cumprir seu papel de esclarecimento e reafirmar perante a sociedade seu compromisso ético no uso de animais para finalidades científicas.
É fundamental ressaltar que, apesar de muitos esforços em todo o mundo, nas condições atuais, a ciência não pode prescindir do uso de animais em experimentação.  Importante pontuar ainda que os medicamentos, vacinas e alternativas terapêuticas disponíveis hoje para uso humano dependeram de fases anteriores de experimentação em animais. As atividades de experimentação animal são necessárias, inclusive, no campo da veterinária.
As pesquisas científicas envolvendo animais são pautadas pelos princípios de bem-estar animal, adotando-se, dentre outros, os critérios de redução, utilizando-se o menor número possível de animais a cada experimento, e de substituição do uso de animais por outra estratégia sempre que tecnicamente viável.
A atividade é regulamentada por dispositivos legais nacionais e internacionais, ao mesmo tempo em que vigoram instâncias regulatórias de diversos níveis, ligadas ao Governo Federal (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – Concea), aos Conselhos de Veterinária e também no âmbito interno das instituições científicas (os Comitê de Ética no Uso de Animais – CEUAs).
A Fiocruz aproveita a oportunidade para informar à sociedade que a Lei 11.794/2008, que regulamenta a Constituição Federal sobre o uso científico de animais, foi amplamente defendida por sua comunidade, inclusive tendo sido relatada pelo então deputado federal Sergio Arouca, sanitarista e ex-presidente da Fiocruz. Além disso, a Fundação foi uma das primeiras instituições a estabelecer uma CEUA no país. Esta instância é responsável por aprovar todos os projetos científicos que incluem o uso de animais, verificando a ética nos procedimentos, a quantidade de animais, entre outras questões.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Medalha Ruth Nussenzweig - Jovem Pesquisador em Malária

A XIII Reunião Nacional de Pesquisa em Malária, a ser realizada em Manaus, no período de 20 a 23 de Novembro de 2013, fará mais uma vez a tradicional entrega da Medalha Ruth Nussenzweig. 

A medalha tem como objetivo agraciar jovens pesquisadores que tenham se destacado no campo da pesquisa básica ou aplicada em malária, e que tenham no máximo 5 anos de conclusão do doutorado na área. 

As inscrições podem ser realizadas até as 24h do dia 15 de novembro de 2013,  e os participantes deverão se inscrever enviando um mini-memorial (com no máximo 5 laudas, com fonte 12 e espacejamento duplo) que aborde o histórico do candidato, bem como as  atividades de pesquisa atual na área de malária.  

A banca avaliadora  será composta por 5 renomados pesquisadores. Baseado no mini-memorial e no currículo Lattes (que deve estar atualizado quando da submissão), 3 finalistas serão selecionados para a apresentação oral de seu mini-memorial, durante a XIII RNPM.  O resultado da premiação será divulgado ao final da reunião.

Maiores informações e envio do mini-memorial devem ser encaminhados para o e-mailmarcuslacerda.br@gmail.com.   

Veja o site da XIII Reunião (aqui)

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Quantos trabalhos científicos são publicados por ano?

O número é bem grande, já que sai um trabalho a cada 20 segundos!
veja o gráfico todo na Science (aqui).