"Em 29 de Março de 1549 chegam, pela Ponta do Padrão, Tomé de Sousa e comitiva, em seis embarcações: três naus, duas caravelas e um bergantim, com ordens do rei de Portugal de fundar uma cidade-fortaleza chamada do São Salvador. Nasce assim a cidade de Salvador: já cidade, já capital, sem nunca ter sido província." (Wikipedia)
Nestes 461 anos, muito se fez e outro tanto se deixou de fazer.
Nas últimas décadas, "a cidade acumulou índices assustadores de compactação demográfica e veicular, concentração de pobreza, insegurança e destruição do meio ambiente, que apontam para seu colapso em curto prazo." Este é um trecho do artigo "Salvemos Salvador" do Dr. Paulo Ormindo por ocasião do 460 aniversário.
No ano passado o reproduzimos aqui, e o artigo continua atual. Vale a leitura.
Ilustração. Salvador por Nilton Souza publicada n'A Tarde.
Feliz Aniversário São Salvador, melhor cidade do mundo. André.
ResponderExcluir"Nada a comemorar. A metropole vai em uma espiral de pseudo-desenvolvimento, exploração desenfreada e violência. A saída? Aeroporto ou BR 324. "
ResponderExcluirE como se muda este quadro atual de abandono?
ResponderExcluirAbraçosSào Salvador!
Cláudia
Nos últimos a adm municipal deixou rolar, quse sem planejamento. Diretamente contribuiu para o caos urbano, permitiu e destruiu milhares de arvores, sem plantar ou repor a destruição. A população teve a chance de mudar, mas reelegeu o que era ruim, agora temos o pior prefeito em uma cidade que já clamava por uma boa adm.
ResponderExcluirSalvador resistirá
nas próximas eleições precisaremos refletir e decidir por um bom prefeito