quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Imunologia nas Escolas

Segue um vídeo mostrando o belíssimo trabalho do INCT de Imunologia intitulado "Imunologia nas Escolas". A equipe, liderada por Verônica Coelho, se dispôs a discutir a imunologia em uma escola estadual de São Paulo. Os alunos do ensino médio foram apresentados à ciência e à pesquisa, tendo como exemplos situações comuns: catapora, HIV, teste de gravidez e assim por diante. Mais um exemplo de como os cientistas podem (e devem) divulgar seu trabalho e, ao mesmo tempo, incentivar a busca pelo conhecimento. Vejam, no final, a resposta por parte dos estudantes.
Parabéns!

3 comentários:

  1. Este programa é realmente muito bacana! Quem se anima, entre os alunos e profissionais a desenvolverem algo semelhante aqui em Salvador?

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal, fico muito feliz com a divulgação do Projeto no blog de vocês!
    Realmente esse projeto é muito gratificante para aqueles que participam das discussões, aulas e manufatura do material didático, contribuindo para a popularização da ciência! (participei durante meu mestrado e cresci muito pessoalmente e profissionalmente).
    Aproveitem para visitar nosso blog: projetoimunologianasescolas.blogspot.com/ e facebook: www.facebook.com/imunologianasescolas.
    Em uma próxima oportunidade posso ir até Salvador para apresentar o Projeto para alunos e profissionais interessados em iniciar uma atividade semelhante na FIOCRUZ Bahia.
    Até breve,
    Carolina Lavini Ramos
    Coordenadora Executiva do Projeto Imunologia nas Escolas
    (carolina.lavini@iii.org.br)

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esse projeto!!! Desperta o pensamento crítico, instrui os alunos em conceitos da saúde e, consequentemente, os pais e amigos, pois o conhecimento acaba sendo expandido para fora da escola. Além disso, os alunos de pós-graduação e pesquisadores tem a oportunidade de retornar para a sociedade o investimento que os cidadãos (honestos) fizeram ao pagarem seus impostos! Ainda mais para aqueles que estudaram em universidades públicas! Se não estivesse para terminar o doutorado eu me prontificaria a participar de um projeto desse aqui em Salvador! Esse projeto me lembrou um que a professora Rejane do instituto de biologia (ufba) desenvolveu (não sei se ainda continua) em escolas públicas. Os alunos desenvolviam um projetinho de pesquisa e executava o projeto. Era bem legal tb! Parabéns aos envolvidos pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir