quinta-feira, 18 de abril de 2013

Portal vai reunir vagas de estágios e empregos para os bolsistas do Ciência sem Fronteiras

Do Em Questão (aqui)

Boletim 1758 - 18.04

Portal vai reunir vagas de estágios e empregos para os bolsistas do Ciência sem Fronteiras

Iniciativa visa também aproximar meio empresarial ao ambiente de pesquisa 
Uma série de novidades para o programa Ciência sem Fronteiras foi apresentada pelo governo federal nessa quarta-feira (17). Entre elas, o lançamento do Portal de Estágios & Empregos, que listará as vagas de estágio e trabalho destinados aos profissionais altamente qualificados, já selecionados pelo programa. A página eletrônica visa também auxiliar na aproximação do meio empresarial ao ambiente de pesquisa e desenvolvimento e à própria comunidade científica e tecnológica, com o objetivo de otimizar o ambiente de inovação no país e disponibilizar um ensino de qualidade aos estudantes brasileiros.
Outra ação para o Ciência sem Fronteiras é o Portal de Acompanhamento, que ainda será lançado e vai proporcionar mais transparência na divulgação dos dados de execução do programa. A ferramenta consolida as principais informações sobre as bolsas já implementadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de informações complementares sobre o programa, como quantitativos das modalidades de bolsas, países de destino dos bolsistas, instituição de origem, distribuição das bolsas por gênero, entre outros.
Outra novidade apresentada é uma nova modalidade de bolsa para graduados denominada Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico no Exterior, que terá duas categorias: Júnior (DEJ) e Sênior (DES). Essa bolsa será destinada ao apoio à participação de especialistas, tecnólogos e efetivo técnico-científico no desenvolvimento de projetos de pesquisa, estudos, treinamentos e capacitação em instituições de excelência no exterior, por meio de estágios e cursos.
Parceria - O anúncio de uma nova parceria entre Brasil e França também integra as novas ações. A iniciativa tem como objetivo permitir a participação de estudantes brasileiros em cursos de doutorado pleno na França, pelo período de até 36 meses, em laboratórios e empresas, segundo a regulamentação francesa.
As bolsas serão destinadas a candidatos de nacionalidade brasileira, com desempenho e potencial acadêmico comprovados. Os candidatos devem ter diploma de mestrado adquirido há menos de três anos da data de submissão da proposta, nas áreas de pesquisa definidas pelo programa.
Programa prevê 101 mil bolsas em quatro anos
O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O programa prevê até 101 mil bolsas em quatro anos (até 2015) para alunos de graduação e pós-graduação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.
A iniciativa é dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento - CNPq e Capes -, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário