quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SESSÃO DE MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS - 30/08/2013


Convido estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, residentes, professores, profissionais de saúde em geral para a Sessão de Medicina Baseada em Evidências do Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia (HUPES-UFBA).
Abaixo estão o cenário clínico, a questão clínica e referência do artigo que será apresentado e avaliado criticamente.
Aproveito para solicitar a colaboração na divulgação da atividade.
Local: Sala D do HUPES (segundo andar)
Data: 30/08 (sexta-feira)
Horário: 14:00 –15:30 h
Coordenação: Núcleo de Epidemiologia Clínica e Medicina Baseada Baseada em Evidências do HUPES.
________________
Contexto Clínico: Mulher de 48 anos, portadora de hipertensão arterial e obesidade, procura endocrinologista com o objetivo de perder peso, pois já fez várias tentativas isoladas, com assistência profissional ou não, sem êxito. É assintomática. Ao exame, PA=145/90 mmHg; FC=68bpm; altura=1,65m; peso=112kg; IMC=41,1 kg/m2. Exame segmentar sem alterações. Após ouvir as preferências da paciente, o médico endocrinologista sugere uma avaliação com cirurgião geral para procedimento bariátrico, justificando que há evidências científicas de que a cirurgia para redução de peso em obesos de maior grau pode aumentar a sobrevida, além de auxiliar no controle dos fatores de risco cardiovasculares e melhorar a auto-estima.
Questão Clínica: Em pacientes com obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica é mais efetiva no aumento da sobrevida quando comparada com o tratamento convencional não cirúrgico para perda de peso?
Artigo que será apresentado e avaliado criticamente: Sjostrom L, Narbro K, Sjostrom CD et al. Effects of bariatric surgery on mortality in Swedish obese subjects. N Engl J Med  2007; 357:741-752 (disponível através dos Periódicos da CAPES:  periodicos.capes.gov.br)
Coordenação: Núcleo de Epidemiologia Clínica e Medicina Baseada em Evidências do Hospital Universitário Professor Edgard Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário