quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Simpósio de Medicina Translacional



A integração das atividades das universidades, governos e empresas nos modernos sistemas de Ciência, Tecnologia e Inovação nos países mais avançados praticamente eliminou a defasagem entre uma descoberta e sua aplicação, criando "feedbacks" positivos entre a pesquisa e o desenvolvimento socioeconômico.

No caso das ciências biomédicas, o extraordinário avanço alcançado pela pesquisa fundamental não foi acompanhado de um impacto equivalente na prática médica. Um novo paradigma para acelerar a transferência do conhecimento gerado na bancada para a prática médica vem sendo explorado. Tal paradigma, reconhecido como Medicina Translacional, envolve o conjunto do conhecimento concebido nos laboratórios biomédicos, associado àqueles produzidos por outras ciências, em busca da melhoria dos serviços de saúde. A noção de "bench to bed" (da bancada à clínica) é, no entanto, uma via de mão dupla, já que problemas não resolvidos na Medicina inspiram projetos de investigação na área básica. 

No Brasil, já existe uma rede de investigação clínica criada pelo Ministério da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o que indica um futuro promissor para a Medicina Translacional. Porém, considerando a lacuna entre a experiência alcançada nos países de vanguarda e a limitada tradição existente no Brasil, as Academias Brasileira de Ciências e Nacional de Medicina decidiram promover um simpósio que, além de avaliar a experiência brasileira, estimule a divulgação deste novo paradigma e o engajamento das comunidades científica e médica no esforço de superar, com medidas concretas, a grave posição que se encontra o país nesse campo.

O Simpósio será coordenado pelo Acadêmico Eduardo Moacyr Krieger e será oferecido certificado de participação aos interessados.. Veja aqui a programação, que segue também anexada, assim como o perfil dos palestrantes.

Inscrições gratuitas pelo e-mail medtrans@abc.org.br, colocando nome, instituição a que está vinculado e e-mail para contato.

PROGRAMA



SERVIÇO

Evento: Simpósio de Medicina Translacional
Local: Academia Brasileira de Ciências
Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar - Centro, Rio de Janeiro
Data: 29 de novembro de 2012, 5a feira
Mais informações: (21) 3907-8132 / 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário