quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Qual o seu problema? Peso ou cintura?

Em tempos de oferta elevada de alimentos o problema de excesso de peso é endêmico. Alguns se incomodam mais com a circunferência abdominal que com o peso mesmo. Alguns chegam a acreditar em chazinhos milagrosos, outros recorrem a definições não ortodoxas ("Calorias são pequenos vermes inescrupulosos que vivem nos guarda-roupas e que, durante a noite, apertam as roupas das pessoas", por exemplo).

A ciência logicamente também se interessa no tema. A PloS One publicou um artigo recente sobre o efeito do exercício em mulheres com sobrepeso e sedentárias após a menopausa.

O estudo comparou ausência de exercício, exercício de diferentes níveis de gasto energético (4, 8 e 12 kcal/kg/semana = KKW). O exercício de 4 KKW equivale a 72 minutos e o de 12 a 194 minutos.

A conclusão é que NÃO foi observada diferença na perda de peso real e prevista nos níveis de 4 e 8 KKW e o de 12 KKW somente de metade da perda de peso prevista.

Do ponto de vista positivo, todos os grupos tiveram redução da circunferência abdominal.

Bem, a decisão é individual, mas, para mim, 194 minutos de exercício por semana parece um exagero até se fosse para perder peso. Sem perder, é insanidade. Não esqueça que as conclusões se aplicam a menopausadas, sedentárias e com sobrepeso. Nos grupos grupos???


(Church TS, et al. (2009) Changes in Weight, Waist Circumference and Compensatory Responses with Different Doses of Exercise among Sedentary, Overweight Postmenopausal Women. PLoS ONE 4(2): e4515. doi:10.1371/journal.pone.0004515)


Ilustração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário