domingo, 19 de dezembro de 2010

O Estado do LIMI em 2010

Baixe o relatório do LIMI (em pdf
ou em ePub, para e-books).

RESUMO EXECUTIVO
Em 2010, a equipe do LIMI publicou 19 trabalhos, grande parte deles, em revistas científicas de prestígio internacional (Figura abaixo) e tem mais 4 aceitos.  A média dos fatores de impacto de 2010 se manteve acima de 3 (3.657).  Em relação a 2009, aumentamos o número de publicações com pequeno aumento na média do fator de impacto das revistas onde ocorreu a divulgação.  
Também de grande importância, a equipe do LIMI foi responsável pela formação de quatro doutores e uma mestre, além de haver concluído duas defesas de monografia em cursos de graduação. Bruno Bezerril recebeu o Prêmio do PP-SUS com sua tese defendida no LIMI.
Neste ano, o LIMI efetivou a renovação do seu projeto PRONEX (Programa de Núcleos de Excelência), aprovado pela FAPESB-CNPq em 2009. Ademais, continuamos nossas atividades como laboratório do Instituto de Investigação em Imunologia (iii-INCT), um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. Mantivemos, este ano, ativas colaborações com pesquisadores do país e do exterior em várias das nossas linhas de pesquisa.
Houve, em 2010, uma redução no número de projetos aprovados pela equipe do LIMI. Isto se deve tanto pela existência de grande número de projetos em curso, mas também pela menor oferta de editais nos temas de atuação do laboratório.
O ano de 2011 terá fatos marcantes que demandarão a nossa atenção. Haverá mudança do governo no país, com alteração no comando da área de ciência e tecnologia e da saúde, duas áreas de capital importância para nossa atividade. Esperamos que a atenção que a ciência, e mais particularmente a ciência em saúde, receberam no governo do Presidente Lula continue e se eleve no próximo governo. O outro aspecto definidor no plano mais interno é o início do processo de recredenciamento dos laboratórios no CPqGM. A qualidade do trabalho do LIMI não leva a pressupor problemas, mas oferece possibilidades de repensar rumos. De qualquer modo, esperamos que o bom trabalho continue nos anos vindouros.

6 comentários:

  1. Parabéns pelo grupo fantástico, Barral.
    Abraço saudoso

    ResponderExcluir
  2. Ótimo desempenho, Professor.
    Da minha parte, digo que foi ótimo colaborar com o senhor no SBlogI!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Fico contente com o bom desempenho do LIMI e espero que continuemos cada vez produzindo mais e melhor. Sem dúvida você é uma peça fundamental para fazer a máquina andar!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Barral,
    Você e toda a sua equipe está de parabéns pela excelente qualidade das publicações. Como malariologista, eu fico particularmente feliz de fazer que um pesquisador de grande competência como você está trabalhando com malária. Na oportunidade, agradeço mais uma vez a sua grande contribuição a XII Reunião nacional de Pesquisa em malária, realizada em Outubro, em Ouro Preto, MG. Um grande abraço e que em 2011 vocês continuem a contribuir com a pesquisa em malária no Brasil
    Luzia H Carvalho
    CPqRR, Fiocruz, Minas

    ResponderExcluir
  5. Prezado Barral,

    Ciente e parabens a toda equipe do LIMI.


    Boas Festas,

    Att,


    Mitermayer Reis

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Tenho muito orgulho de poder trabalhar em colaboração com o grupo de vocês.
    Feliz Natal a todos!

    ResponderExcluir