quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Os 9 circulos do inferno em ciencia



Os 9 circulos do inferno em ciencia


Lido no 

Psiquiatria e Toxicodependência

"Um blog divertido e cientificamente critico, que recomendo acompanhar 'eNeuroskeptic, escrito por um neurocientista que tem uma visao bastante critica sobre sua area. Recentemente ele publicou o post abaixo e tomei a liberdade de traduzi-lo para partilha-lo em portugues. So peco paciencia e desculpas aos leitores pela falta de acentos do post de hoje, ja que o teclado estava irremediavelmente travado em ingles.
Os 9 circulos do inferno em ciencia

A Divina Comedia de Dante: um classico da literatura mundial, o atestado definitivo da visao de mundo da cristandade medieval, o primeiro grande trabalho em lingua italiana e a base para um videogame. O poema oferece um tour pelos horriveis nove niveis do Inferno, nos quais os pecadores sao para sempre atormentados.

Entretanto Dante viveu antes da era da ciencia moderna. Achei que deveria atualizar seu esquema para explicar o que acontece aqueles culpados de varios pecados cientificos, desde os comuns aos chocantes.

Tenha em mente que o Inferno de Dante tinha um lugar para todos, e apenas a intervencao de Cristo poderia salva-lo dele; mesmo pessoas "boas" iam para o inferno porque todos pecam. E pecado 'e pecado. Da mesma forma, muito poucos cientistas (e tenho certeza de que nao sou um deles) seriam capazes de evitar serem condenados a algum dos niveis do inferno... mas isto nao 'e desculpa.

O Primeiro Circulo: Limbo

"O circulo mais superficial nao 'e um local para punicao, mas para remorso. Aqueles que nao cometeram pecado cientifico em si, mas que fingiram nao ver pecado e o encorajaram ao delegar bolsas e publicacoes, passarao a eternidade no topo de uma montanha esteril, assistindo a carnificina abaixo e refletindo sobre como sao parcialmente responsaveis..."



veja o restante no sítio original (aqui)

2 comentários:

  1. Prezado Manoel Barral,

    Boa noite! Meu nome é Carlyle Barral, tenho 28 anos e sou médico nuclear em Belo Horizonte. Sigo o perfil @posgraduando no Twitter, que "retuitou" sua mensagem sobre o trabalho que se inicia na Plataforma Lattes. Chamou-me atenção nosso sobrenome em comum. Apenas como curiosidade, meu avô, Norberto Barral, morava em Bicas-MG. Desejo-lhe sorte em sua nova atribuição e passo a seguir seu perfil à partir de agora no Twitter! Um grande abraço, Carlyle P.S.: Em tempo, também mantenho um blog no endereço http://mediconuclear.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Barral,

    Muito divertido, mas para se levar a serio. Tambem na produçao cientifica a etica deve estar em primeiro lugar. Muito boa a indicaçao do blog.

    Abraços

    Ursula

    ResponderExcluir