terça-feira, 11 de outubro de 2011

Contagion - Hollywood e a ciência



Uma tosse inocente inicia uma pandemia fatal no filme Contagion (o novo thriller dirigido por Steven Soderbergh). Críticos e cientistas dizem que este filme é mais real no que diz respeito a epidemias, não há artistas virando zumbis e a doença em questão não mata todos os infectados. No entanto, os cientistas dizem que ainda há partes da trama bastante fantasiosas.

Sem querem estragar o prazer de assistir o filme, segue a sinopse. Uma executiva cai doente após uma visita de negócios a Hong Kong. Obviamente ela infecta inocentes em dois continentes e, logo, diversas cidades são destruídas pelo vírus MEV-1. O caos se instala mas o mundo, é claro, é salvo por cientistas intrépidos que criam uma vacine em menos de seis meses!! Ficção científica de verdade.

O vírus do filme é baseado no vírus Nipah que causa sintomas respiratórios, encefalite, convulsões e que mata 45 a 90% das vítimas. No filme, o vírus MEV-1 é bem realista, segundo os cientistas consultados. No entanto, o filme dá algumas derrapadas e parece que a principal delas é que os cientistas conseguem cultivar o vírus (até então desconhecido de todos) em 12 dias e conseguem disponibilizar a vacina em 4 meses. Ainda temos algum tempo antes que esta seja a realidade, não? That's Hollywood.

Nenhum comentário:

Postar um comentário