quarta-feira, 19 de outubro de 2011

RAIC 2011 - Alunos do ensino médio apresentam seus projetos




Hoje ocorreu a primeira bateria de apresentações de alunos de Iniciação Científica Júnior, na FIOCRUZ BA. O programa de vocação científica (PROVOC) ocorre em parceria com a FAPESB e contempla alunos matriculados no ensino médio e público, interessados em ciência. Os alunos selecionados devem dedicar dois períodos semanais a atividades realizadas no laboratório, conduzindo experimentos com alunos de pós graduação. A bolsa, com duração de um ano, permite a estes alunos uma maior aproximação com a ciência, com a rotina do laboratório e com assuntos que, muitas vezes, não são abordados nas aulas. Este ano, o LIP tem três alunos matriculados no programa, Luiz Henrique, Eliane e Lucas. Os três, que têm entre 15 e 17 anos de idade, estão no laboratório há dois meses e, pela primeira vez, estiveram na frente de seus respectivos pôsteres, apresentando seu trabalho para uma banca examinadora. Os três são alunos do ensino médio da Escola Estadual Luis Viana, situada a 500m da FIOCRUZ BA. Apesar do nervosismo e tensão, os três se saíram muito bem! Parabéns!


Leia abaixo o depoimento dos alunos sobre a experiência de ser bolsista PROVOC:


Luiz Henrique: Estou gostando muito do PROVOC porque me despertou um interesse por biologia e química, e é muito legal estudar diretamente em laboratório,no dia a dia, e quero seguir minha carreira nesse rumo,recomendo o PROVOC porque é uma rara oportunidade única para estudar numa das melhores instituições do país !


Lucas: Estou gostando bastante do PROVOC, pois estou aprendendo diversas coisas que, na escola eu iria demorar bastante para aprender na pratica ou não iria aprender . Gostei de ter sido escolhido para fazer parte da Fiocruz e recomendo a todos os jovens a se dedicar na área da ciência e principalmente na área da pesquisa.Obrigado a todos que me incentivam e agradeço principalmente a o meu co-orientador que usa do seu tempo precioso para me ensinar .

Eliane: Para mim esta bolsa proporcionou a oportunidade de ampliar meus conhecimentos sobre a biologia sobre resposta imunológica e tantos outros conhecimentos , despertando nosso censo crítico em relação a ciência de aprender coisas novas nos concedendo a oportunidade de nos realizarmos tanto pessoalmente como intelectualmente. Por isto eu estou muito feliz com essa bolsa que foi a mim concedida.

Um comentário: