terça-feira, 10 de novembro de 2009

Relato sobre o Curso de Interação Vetores e Patógenos

Post de Theo de Araújo Santos

Promovido pelos pesquisadores Rodrigo Soares, Paulo Pimenta e Nágila Secundino, o Curso Internacional: A Biologia da Interação de Insetos Vetores com os Patógenos causadores de Doenças Negligenciadas foi realizado no Centro de Pesquisas René Rachou / Fiocruz-MG entre os dias 13 e 20 de setembro e contou com a participação de mais de 25 professores e pesquisadores de instituições nacionais e internacionais. O curso abordou aspectos da biologia da interação de insetos vetores com agentes patogênicos focando principalmente na malária, leishmaniose, dengue e doença de Chagas. O curso ocorreu com uma intensa dinâmica de 6 palestras diárias com duração de 1hora cada, sendo as perguntas reservadas a uma calorosa mesa de discussão realizada ao final de cada dia.

Em destaque, a participação de pesquisadores reconhecidos internacionalmente que atuam na pesquisa em Leishmania e seus vetores, tais como:

  1. Gregory Lanzaro (University of California, Davis-USA) que discorreu sobre a variação na quantidade de cópias do gene maxadilan nas diferentes populações de Lutzomyia longipalpis. O pesquisador observou que flebótomos de regiões brasileiras possuíam mais cópias deste gene quando comparados aos flebótomos de algumas regiões da América Central e acredita que este seria um fator crucial para as diferenças de patologia observadas nas diferentes regiões;

  2. David Sacks (NIAID-NIH, USA) que apresentou evidências da existência de reprodução sexuada em Leishmania durante a metaciclogênese no hospedeiro invertebrado e a implicações de eventos deflagrados pela picada do vetor na transmissão do parasita para o hospedeiro vertebrado;

  3. Albert Descoteaux (INRS-Institut Armand-Frappier - Canada) que falou sobre o papel do LPG de Leishmania durante a interação como macrófago e, mais recentemente com neutrófilos na indução de NETs.

O Laboratório de Imunoparasitologia (CPqGM, FIOCRUZ-BA) esteve representado por Dr José Carlos Miranda que apresentou a palestra intitulada: "Natural breeding places of sandfly vectors".

O curso contou com uma grande diversidade de abordagens incluindo aspectos da distribuição geográfica, ecologia e imunologia de vetores. Desta forma, foi uma grande oportunidade de interação e aquisição de conhecimentos sobre o que há de novo no estudo da biologia de vetores de doenças negligenciadas.

Esperamos ansiosamente mais edições de eventos como este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário