quarta-feira, 11 de novembro de 2009

IX Congresso da Associação Latino Americana de Imunologia (ALAI)

Post de Theo de Araújo SantospastedGraphic.pdf

Organizada pelas Sociedades de Imunologia Chilena e Argentina, a IX edição do Congresso Latino Americano de Imunologia ocorreu na charmosa cidade das flores, Viña del Mar, entre os dias 3 e 7 de novembro. O primeiro dia foi marcado pela apresentação do Dr. Jorge Kalil (IUIS), o qual antes de apresentar sua conferência intitulada "New approaches for developing vaccines", surpreendeu o público ao falar sobre o histórico da ALAI e a sua experiência na organização do ImmunoRio2007. O evento contou ainda com a participação de três conferencistas brasileiros: Dr. Manoel Barral-Netto (LIMI-FIOCRUZ-BA), Dr. Luis Vicente Rizzo (USP-SP) e Dr. Sérgio Lira (MSSM-USA).

Foram 24 trabalhos brasileiros apresentados, entre estes, 5 premiados na última edição do XXXIV Congress of the Brazilian Society for Immunology, incluindo o trabalho do estudante Bruno Bezerril Andrade intitulado “Inflammatory Markers of Severe Vivax Malaria”. O LIMI também esteve representado pelo estudante Theo de Araújo-Santos que apresentou o trabalho “Lutzomyia longipalpis saliva triggers lipid bodies and mediators production in murine macrophages”.

Durante o congresso foram abordados diversos temas relacionados à imunologia, tais como: imunologia de salmão; participação de células dendríticas em doenças autoimunes; câncer; vacinas; entre outros. Em destaque a apresentação realizada pelo José L. Agular (UPCH-Peru) “Molecular Mechanisms of Immune-regulation by Uncaria”, que apresentou evidências do uso do extrato da “unha de gato” na redução do tamanho do câncer e sobrevida no modelo experimental, havia até um estande distribuindo os extratos aos participantes.

Outro destaque foi a brilhante conferência intitulada “The induction and regulation of the patogenic Th17 response in infection with schistosome helmints” apresentada pelo Dr. Miguel Stadecker (Tufts University – USA), na qual apresentou dados que demonstram que a vacinação contra Schistosoma mansoni modifica o perfil de resposta Th2 de camundongos C57BL/6 para um perfil Th1/Th17.

Enfim, foi uma grande oportunidade para conhecer a produção em imunologia da América Latina e mundial.

A X edição do Congresso da ALAI será em 2013 na cidade de Lima no Peru.


Adendo de Manoel Barral:

Além dos pontos salientados por Theo, gostaria de acrescentar:

Todos sentimos a ausência de Fidel Zavala. Este brilhante imunologista chileno, radicado nos EEUU, deveria haver sido convidado para a conferência de abertura ou encerramento. Foi uma falha importante da organização do Congresso.

Pelo lado positivo, destaco a excelente conferência de Laura Glimcher com uma análise do papel de XBP-1 em diversas enfermidades. O fator de transcrição XBP-1 é um componente fundamental da resposta a estresse do retículo endoplasmático. Mostrou uma visão muito abrangente dos mecanismos, integrando a resposta imune com diversos outros aspectos.

O colega Oliver Perez de Cuba apresentou uma estratégia de vacinação em dose única e que induz resposta sistêmica e de mucosa. Por razões de proteção de propriedade intelectual não deu detalhes do método, mas mostrou resultados da imunização.

Também no simpósio de vacinas, Peter Liljestrom, do Karolinska Institut, apresentou dados muito interessantes vetores virais de vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário