domingo, 22 de novembro de 2009

Vieira e o desejar ser.

«A mais poderosa inclinação, e o maior apetite do homem,
é desejar ser. […]
Não está o erro em desejarem os homens ser; mas está em
não desejarem ser o que importa.»,
Padre António Vieira, Sermão de Todos os Santos, no Convento de Odivelas, 1643
Vieira, além de nos relembrar o prazer de ser lusófono, induz a reflexão. O trecho acima, lido na manhã de hoje, um domingo com muito sol mas com muito trabalho, faz pensar no que importa.
Seguramente o que penso seja importante hoje não será o mesmo de Vieira em 1643, embora continue importante refletir no que importa.

Adicionado após a primeira publicação:
Aldina enviou um trecho mais longo do Sermão, para contextualizar a frase de Vieira.
SERMÃO DE TODOS OS SANTOS
EM LISBOA, NO CONVENTO DE ODIVELLAS, ANO 1643
Beati mundo corde .
§I

... no primeiro discurso veremos quão grande coisa é ser santos, e no segundo, quão facilmente o podemos ser todos. O primeiro nos dá a primeira palavra do tema: beati; o segundo nos dará a segunda: mundo corde. Digamos à Virgem Santíssima: Regina Sanctorum omnium ora pro nobis, e ofereçamos-lhe a costumada Ave Maria.

§II

O maior apetite do homem: desejar ser. O sereis do demônio e o sereis de Deus. ...
A mais poderosa inclinação e o mais poderoso apetite do homem é desejar ser. Bem nos conhecia este natural o demônio, quando esta foi a primeira pedra sobre que fundou a ruína a nossos primeiros pais. A primeira coisa que lhe disse e que lhe prometeu foi que seriam: Eritis (Gên. 3,5), e este eritis, este sereis foi o que destruiu o mundo. Não está o erro em desejarem os homens ser, mas está em não desejarem ser o que importa. Uns desejam ser ricos, outros desejam ser nobres, outros desejam ser sábios, outros desejam ser poderosos, outros desejam ser conhecidos e afamados, e quase todos desejam tudo isto, e todos erram.

Nota:
Beati mundo corde - Benditos os de coração limpo.
Regina Sanctorum omnium ora pro nobis - Rainha de todos os Santos, orai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário