terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Aplicativos científicos para IPhone, IPod e IPad


Post de Diego Moura Santos

Os aplicativos para os produtos da APPLE são milhares e cada dia surge mais. Alguns sem utilidades, outros não cumprem o que prometem. Entretanto, não é difícil encontrar algo legal. Na área de aplicativos voltados para a ciência existem vários e gostaria de indicar alguns.

Abaixo segue uma explicação rápida e o link para os meus preferidos.

1) Contador de células http://itunes.apple.com/us/app/counter-cells-stars/id449780927?mt=8

Este, apesar da simplicidade, é o mais legal e cumpre o que promete. Cada tecla possui um toque diferente, impedindo assim, erros no momento da contagem. O legal é que quando o número total de células for múltiplo de 100, o programa faz um som similar ao contador que usamos no laboratório.

2) Aplicativo da Qiagen http://itunes.apple.com/us/app/qiagen-app/id392583246?mt=8

Que tal não erra mais nos cálculos das soluções, na transformação das unidades? O aplicativo da Qiagen possui uma calculadora para conversões de unidades, cálculos de molaridade, peso molecular, centrifugação, concentração dos primers entre outros. Possui também um POP para o preparo dos principais tampões.

3) Aplicativos do biolegend http://www.biolegend.com/iphonesupport

Estes aplicativos trazem uma lista de moléculas CDs, citocinas, quimiocinas de humanos e de murinos com um resumo sobre cada molécula e com link para uma página das moléculas disponíveis para compra. O aplicativo de citometria traz um resumo sobre as principais características dos diferentes aparelhos, fluorocromos e um timer.

- CD Molecules Application

- Cytokines & Chemokines Application

- Flow Cytometry Tools

E você leitor, possui algum aplicativo que te ajuda no dia-a-dia da bancada?

Um comentário:

  1. tem também o aplicativo ImmGen, que traz dados de expressao genica (microarray) para todos os tipos de células do sistema imune

    ResponderExcluir