segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O declínio cognitivo começa cedo, ou seja, acelere sua produção científica



ResearchBlogging.orgTem mais de 45 anos? Bem, este post não trará boas notícias. O  declínio cognitivo já é evidente na meia idade (45 a 49 anos) “Cognitive decline is already evident in middle age (age 45-49)”.A conclusão foi apresentada pelo estudo “Timing of onset of cognitive decline: results from Whitehall II prospective cohort studypublicado em 2012 no British Medical Journal. 
Para completar a preocupação é um estudo bastante robusto. Um desenho de cohort prospectivo, com 10 308 participantes no início do estudo e com 5198 homens e 2192 mulheres, com idade de 45 a 70 anos,  na ápoca do início dos testes cognitivos.
Foram avaliados a memória, raciocínio, vocabulário e a fluência fonêmica e semântica, três vezes num período de 10 anos.
A bomba:
All cognitive scores, except vocabulary, declined in all five age categories (age 45-49, 50-54, 55-59, 60-64, and 65-70 at baseline)
Embora o problema comece igual para ambos os sexos, as mulheres, pelo menos, têm um declínio menos pronunciado.


Um ponto importante é que pode haver diferenças importantes em outras cohorts, devido a diferenças capazes de influenciar na estimativa do declínio cognitivo. A cohort deste estudo é formada por funcionários públicos em Londres e, seguramente, esta população não representa o total da população mundial desta faixa de idade. Os autores inclusive relatam diferenças possíveis entre homens e mulheres no estudo devido a diferenças no nível educacional.
Espero que outros, com outras populações, tragam resultados mais promissores, mas como não é muito provável, o conselho deve ser:
Não perca tempo. Acelere sua produção científica enquanto o declínio não começa.

Singh-Manoux, A., Kivimaki, M., Glymour, M., Elbaz, A., Berr, C., Ebmeier, K., Ferrie, J., & Dugravot, A. (2012). Timing of onset of cognitive decline: results from Whitehall II prospective cohort study BMJ, 344 (jan04 4) DOI: 10.1136/bmj.d7622

8 comentários:

  1. Interessante e muito bem feito.Para mim que não acompanho estudos desta área da ciência, aprendi algumas coisas como os parâmetros que são utilizados na metodologia além dos testes de memória. Ponto para as mulheres que em geral são mais tagarelas e se metem em tudo, será que isto conta tb? Estou preocupada porque estou ficando mais calada ou mais velha?

    ResponderExcluir
  2. Barral, como vc sabe, eu ainda vou fazer 40. Falta algum tempo ainda para que eu inicie o meu declínio cognitivo. Se eu não me engano, vc também, não é?
    Indiara (no FB)

    ResponderExcluir
  3. que ódio.....
    Ana Paula Kipnis (no FB)

    ResponderExcluir
  4. Mas a média de idade da equipe de pesquisadores que realizou o estudo parece ser bem maior do que 40 anos... ufa!
    Ildeu Moreira (no FB)

    ResponderExcluir
  5. Declinando.... é exponencial ??
    enato Mortara (no FB)

    ResponderExcluir
  6. Vixxeeeeee!
    Eduardo Santos-Lima (no FB)

    ResponderExcluir
  7. Princípio do ceticismo humanista de Lévy-Leblond: “Mesmo se os cientistas tiverem razão, não estamos obrigados a acreditar neles.”
    Ildeu Moreira (no FB)

    ResponderExcluir
  8. minha primeira reação foi chiiiiiii, depois eu vi, só cai uns 4%, dá para enganar bem por mais um tempo....
    Anna Carla Goldberg (no FB)

    ResponderExcluir