sexta-feira, 15 de junho de 2012

Um blog aumenta sua visibilidade como professor



Muito interessante o post “Dicas para blogueiros iniciantes e/ou muito ocupados”de Gabriel Cunha no Ciensinando que é uma tradução autorizada do texto  “6 blog tips for busy academics”, escrito pelo Prof. Matt Might da University of Utah.
“Eu não tenho tempo” é a pior desculpa para não manter um blog. Sim, é comum eu ouvir isso de colegas da academia. O meu orientador no doutorado perguntou recentemente:
“Como você consegue escrever um monte de artigos e pedidos de financiamento, dar suas aulas, orientar seus estudantes, cuidar da sua família e ainda ter tempo para blogar? De onde vem esse tempo?”
Incluída nessas questões está a ideia de que blogar necessariamente exige tempo. Se isso fosse verdade, não poderia recomendar a atividade a alunos de doutorado ou quem busca um cargo de professor universitário. O segredo para manter um blog acadêmico com pouco esforço é transformar o ato de escrever em um subproduto de tudo que os acadêmicos normalmente fazem. Por exemplo:
  • Preparando uma palestra interessante? Coloque os pontos que irá discutir – ou seus slides – em um post.
  • Escrevendo uma resposta de e-mail detalhada? Adapte o “responder a todos” do e-mail para um “responder ao público” em um post.
  • Respondendo uma questão pela segunda vez? Transforme a resposta em um post.
  • Adaptando ou testando um novo protocolo, experimento ou atividade similar? Comente em um post.
  • Está em casa fazendo alguma coisa bem nerd? Escreva sobre o que aprendeu no processo.
Vou deixar as vantagens de se manter um blog acadêmico para outro post. Nesse momento, vou argumentar que esses benefícios não precisam ser muito elevados para compensarem o custo de tempo.”
Leia as estratégias para blogar de modo eficiente no Ciensinando.

Figura (vista aqui)

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