quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Novos aspectos do CV Lattes


Saiu uma nova versão do CV Lattes. Há muitas novidades e vou destacar três:
  • Maior ênfase nos aspectos de Educação e Popularização de C&T, incluindo posts em blogs;
  • Ênfase e facilidade nos tópicos de Propriedade Intelectual - Inovação;
  • Indicadores de produção científica e rede de colaboradores.


Educação e Popularização de C&T.
A lista de itens cresceu bastante (veja abaixo) e é possível incluir posts em blogs. O colaboradores do Totum e do SBlogI devem registrar a produção lá.
Patentes
Agora com o número da patente são recuperados os metadados da base do INPI. 
A lista de bancos de patentes cresceu e em breve deverá ser possível também importar os dados a partir de outros bancos.
Indicadores da produção científica
Os indicadores de produção e a rede de colaboradores pode ser acessada antes de abrir o CV Lattes. Veja abaixo onde se situam. 
Os indicadores evoluíram bastante. Entre os vários aspectos, já ocorre o cálculo do fator h (tanto no ISI quanto no Scopus) com base nos artigos listados no CV.
Também é muito interessante a listagem das principais revistas onde ocorreram as publicações com indicação do fator de impacto da revista (passar o mouse sobre o ícone do JCR) e do número de publicações feitas em cada uma.

Por fim, veja a rede de colaboradores (não funciona muito bem no Safari). Dá uma idéia rápida de rede de colaboradores com publicações em conjunto. 









4 comentários:

  1. Dr. Barral, grande avanço no lattes, o que permite reconhecer ainda mais nossos conquistas científicas, capacidade colaborativa, iniciativas informais, como Blogs. Muito legal, parabéns ao CNPQ (você incluído).

    ResponderExcluir
  2. Prof. Barral também fiquei muito contente com as novidades da Plataforma Lattes. Parabéns ao senhor e ao CNPq pelas melhorias.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Prof. Manuel Barral-Netto
    Boa tarde
    Me chamo Antônio, curso mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara-SP. Assim como o senhor, tenho muito apreço pelos momentos de debate e aprendizado acadêmico. Eu criei uma Oficina sobre a Plataforma Lattes e desde 2009 venho ministrando edições na UNESP e USP. Esta Oficina tem duração em média de 04 horas. Elaborei um roteiro que começa por um histórico e panorama da Plataforma Lattes e, em seguida adentramos ao CV Lattes. Em uma sala informatizada os participantes acessam os seus CVs Lattes e eu exploro todos os espaços da Produção Intelectual, Dados Gerais, Formação, Atuação, Projetos e outros. Também enfrente muito dúvidas quanto ao preenchimento. Gostaria de sua ajuda para algumas dessas:
    1. Como devo interpretar os rótulos Restrito e Irrestrito em Produção Técnica?
    2. Como devem ser pensadas as Palavras-Chave para o CV Lattes?
    3. Por que a importação de produção somente está disponível para artigos?
    Bem é isso por enquanto.
    Muito obrigado.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Tchuim,
      Não respondi logo e acabei esquecendo. Desculpe o atraso.
      Não tenho informação precisa sobre suas perguntas. Repassarei para o pessoal do Lattes.
      Anraço

      Excluir