terça-feira, 29 de maio de 2012

Intracellular Streptococcus pyogenes in Human Macrophages Display an Altered Gene Expression Profile

Post de Marcia Weber Carneiro


Intracellular Streptococcus pyogenes in Human Macrophages Display an Altered Gene Expression Profile
Erika Hertze et al.


            O Streptococcus pyogenes é patogeno humano intracelular importante no decorrer de infecções invasivas graves como da fasciíte necrosante. Porém, os mecanismos utilizados por este patógeno para se adaptar e persistir intracelularmente ainda não foi descrito. 
            Neste sentido, os autores determinaram o perfil de expressão gênica de S. pyogenes após a infecção em macrófagos humanos utilizando a técnica de microarranjo e RT-PCR. Eles coletaram as bactérias duas e seis horas após a infecção para estudar os eventos iniciais.
            A análise por microarranjo demonstrou que a expressão de 145 genes de Streptococcos foi significativamente alterada no ambiente intracelular. A maioria destes genes se relaciona com processos metabólicos e dependente de energia.  Os genes chaves regulados positivamente foram ihk e irr, que codificam um sistema regulatório, o TCS, que reconhece mudanças no ambiente como pH, concentração de íons e pressão osmótica. A comparação na expressão gênica, duas e seis horas após a infecção, revelou uma mudança brusca na resposta regulatória, no decorrer do tempo, com regulação negativa de genes ihk/irr e com uma regulação positiva de covR/STCS, ambos sendo TCSs. O covR esta mais bem estudado, e é responsável em reprimir a transcrição de fatores de virulência, como as proteases. Nos ensaios de re-infecção, as bactérias intracelulares apresentaram maior sobrevivência nos macrófagos após seis horas do que após duas horas após a infecção. Por outro lado, uma cepa de S. pyogenes,  deficiente em ihk/irr, apresentou uma redução significativa após a contagem de bactérias, quando comparados com bactérias selvagens após a infecção em macrófagos.
            Estes achados demonstram como a expressão gênica de S. pyogenes durante o ciclo intracelular é definido pela expressão temporal de dois sistemas específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário