segunda-feira, 11 de outubro de 2010

DC2010:Forum on Vaccine Science



Post de Cecilia Favali
sobre o 11th International Symposium on Dendritic Cells in Fundamental and Clinical Immunology (26-30 de setembro Lugano, Suíça).
A reunião foi na belíssima Lugano.  A cidade fica na Suíça italiana sendo a maior da região de Ticino, embora não seja a capital (Bellinzona). Sua localização à beira do Lago de Lugano rodeado por montanhas no clima ameno do final de setembro já tornavam essa reunião um sucesso! Brincadeiras à parte vamos ao que interessa. 
O que achei interessante do DC2010 foi a diversificação do tema, apesar de eu ser totalmente favorável a um congresso que seja 100% células dendríticas.  O congresso foi intenso começando pontualmente as 08:30 com o encerramento da sessão de posteres as 22:30h. Sim, só havia intervalo para o almoço e jantar (o último servido após as palestras aumentando ainda mais o “interesse” na sessão de posteres). 
Houve um dia de tarde livre para passeios, tenho que admitir. Isso também é interessante pois as pessoas sabem que terão esse momento e ficam focadas no congresso nos demais dias.  Outro ponto interessante foi que ao final da manhã, havia um fórum onde os pesquisadores apresentavam basicamente uma revisão, com alguns de seus dados, revisões de temas como adjuvantes (Steven Reed), imunologia do câncer, vacinas para tumores (Ira Mellman), imunologia humana ensinada por vacinas (Mark Davis) e estratégias de defesa do hospedeiro (Ruslan Medzitov).  Dessa forma, além de ontogenia, subtipos e participação de DCs nas doenças infecciosas e autoimunes, houve espaço para a discussão sobre assuntos como células NKT, neutrófilos imunossupressores e vacinação com T regs. Os nomes tradicionais das DCs estavam lá e houve espaço para nomes novos, mostrando o quando a pesquisa no assunto vem crescendo. Aqui fiquei triste por perceber que o Brasil não vem acompanhando  tal crescimento. Bem, vamos aos destaques na minha opinião. 
Células dendríticas plasmocitóides sendo ativadas por RNA e DNA próprios e mediando a inflamação via Th17 (Michel Gillet, MD Anderson Cancer Center, USA). Michel Nussenzweig (Rockfeller University, USA falou sobre a imunodominância de epítopos que podem gerar anticorpos neutralizantes para o HIV observando que 20-30% dos indivíduos infectados produzem anticorpos que neutralizam a gp140 (Mouquet Nature in press). 
Sebastian Amigorena (Institut Curie, França) utilizando a técnica do “fagofacs”  demonstrou certa autonomia do fagossomo quanto à regulação do pH. Nilabh Shastri (Berkeley, USA)  mostrou que é possível pensar um vacinas que editem a composição de peptídeos e sua associação às moléculas do MHC classe I.  Jolanda de Vries (Nijmegen Medical Center, Holanda) mostrou resultados interessantes utilizando DCs plasmocitóides no tratamento de melanoma. Bart Lambrecht (University Ghent, Bélgica) relembrou os basófilos como apresentadores de antígenos e destaca seu auxílio na manutenção da resposta Th2 na asma alérgica. Aqui vimos também que o ácido úrico (?) controla a ativação de DCs nesse contexto. ara minha surpresa houve uma palestra sobre vacina para malária (Stefan Kappe – Seattle Biomedical Research Institute- USA). 
Ines Matos doutoranda do grupo de Steinman (NY-USA) me deixou um tanto nervosa com a “novidade” da expressão de CD14 em DCs ditas convencionais, afirmando que este pode ser usado como marcador. 
Por fim Robert Seder (NIAID-USA) utilizando a imunização antígenos e adjuvantes  (agonista de TLR7) fisicamente ligados obtendo boas respostas de ativação celular tanto de Th1 quanto de CD8. Tivemos muitas apresentações sobre ensaios clínicos e então fiquei feliz em ver ciência básica e aplicada numa mesma reunião. 
Vale destacar que muito foi falado sobre cross presentation. Quais as melhores células, como fazer para melhorar essa apresentação, porém apenas em modelos animais. Notei também uma grande participação de asiáticos, não como palestrantes-ainda. Essa foi outra diferença gritante do congresso que fui em 2006. Aos interessados, se organizem para o DC2012 em Daegu, Coréia.

2 comentários:

  1. Realmente deve ter sido bem interessante o DC2010, com muitas coisas atraentes: pessoas , ideias, o formato da reunião e um lugar lindíssimo. Eu agora gostaria de ir só para Congressos como este.

    ResponderExcluir
  2. Interessante Cecilia! O lugar deve ser fantastico e a reunião também!
    Claudia

    ResponderExcluir