domingo, 17 de outubro de 2010

XII Reunião Nacional de Pesquisa em Malária - II

Post de Vitor Mendonça
O Plasmodium vivax foi certamente o grande enfoque da XII Reunião Nacional de Pesquisa em Malária que aconteceu no período entre 03 e 06 de outubro em Ouro Preto. Não seria mera coincidência escolher esta espécie do parasita, visto que cerca de 80% dos aproximadamente 300.000 casos da doença no Brasil foram causados pelo P. vivax em 2009. Grandes nomes da literatura nacional e internacional estiveram presentes no evento: Marcelo Jacobs-Lorena, Carolina Barillas, John Barnwell, Fidel Zavala, Luiz Hildebrando, Patrick Duffy, Marcelo Ferreira, dentre outros grandes malariologistas. Em especial destaque me refiro à Antoniana Krettli, pesquisadora do CPqRR-FIOCRUZ-MG, a grande homenageada do evento. Todos os ilustres pesquisadores e estudantes abrilhantaram e contribuíram para tornar a Reunião em um encontro científico de altíssima qualidade.
Dentre os diversos temas abordados e apresentados, especial atenção dou ao trabalho desenvolvido no LIMI/CPqGM-FIOCRUZ-BA sobre biomarcadores de gravidade na malária por P. vivax. A Bahia, com os trabalhos de alta relevância científica do LIMI, vem ganhando evidência na pesquisa em malária. Contudo, as temáticas que nortearam o encontro foram, seguramente, a biologia molecular e desenvolvimento de vacinas. 
A malária é um capítulo à parte na pesquisa cientifica mundial. Esta doença infecto-parasitária é responsável pelo trabalho de muitos pesquisadores, estudo de diversas teses de mestrado e doutorado e tema de milhares de publicações científicas. Entretanto, muitos aspectos da doença - tanto referentes ao hospedeiro, vetor ou parasita – permanecem obscuros. Ainda há muito a se desvendar da malária e uma vacina efetiva ainda permanece em estudos. 
A XII Reunião Nacional de Pesquisa em Malária com certeza destacou-se como um evento de grande importância mundial no estudo da malária. Parabéns à comissão organizadora e colaboradores que contribuíram para o sucesso do evento.
Algo da XII Reunião de Pesquisa em Malária já foi comentado no SBlogI (aqui) e neste blog (aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário