quarta-feira, 4 de julho de 2012



A FAPESP divulgou um importante documento sobre integridade científica o "Código de Boas Práticas Científicas".


"Este código estabelece diretrizes éticas para as atividades científicas dos pesquisadores beneficiários de auxílios e bolsas da FAPESP e para o exercício da função de avaliador científico pelos assessores da FAPESP. É também apli- cável às instituições e organizações de qualquer natureza, públicas ou priva- das, que se apresentem perante a FAPESP como sedes de atividades científicas (aqui chamadas genericamente de instituições de pesquisa) e aos periódicos científicos apoiados pela FAPESP.
Entende-se aqui por atividade científica toda atividade que vise direta- mente à concepção e realização de pesquisas científicas, à comunicação de seus resultados, à interação científica entre pesquisadores e à orientação ou supervisão de processos de formação de pesquisadores.
Entende-se aqui por pesquisa científica toda investigação original que vise a contribuir para a constituição de uma ciência. Entende-se por ciência todo corpo racionalmente sistematizado e justificado de conhecimentos, ob- tido por meio do emprego metódico da observação, experimentação e racio- cínio. Essa definição ampla aplica-se às chamadas Ciências Exatas, Naturais e Humanas, bem como às disciplinas tecnológicas e àquelas ordinariamente incluídas entre as chamadas Humanidades." 

Veja o arquivo em pdf (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário