segunda-feira, 19 de julho de 2010

Um medicamento homeopático parece ter um efeito.... ainda que indesejado


Um medicamento homeopático parece ter um efeito...esta é a conclusão de um estudo publicado no Arch Otolaryngol Head Neck Sur. (2010;136(7):673-676. doi:10.1001/archoto.2010.111) intitulado “The Bradford Hill Criteria and Zinc-Induced Anosmia. A Causality Analysis.”

À primeira vista pode parecer uma boa notícia para a homeopatia, mas não realidade não o é.

Os autores avaliaram o uso do gluconato de zinco, indicado pela homeopatia para o tratamento de resfriados, segundo os critérios de Bradford Hill que são:


  • Força da associação;
    Consistência;


  • Especificidade;


  • Temporalidade;


  • Dose-resposta;


  • Plausibilidade biológica;


  • Coerência biológica;


  • Evidência experimental;


  • Analogia.

Os autores concluíram que há evidência da ação do medicamento: ele leva à perda de olfato (anosmia).

Considerando que ninguém quer perder o olfato para tratar um resfriado, isto já seria uma má notícia. Contudo, ainda pior é que o efeito do gluconato de zinco sobre resfriado é questionável.

Veja um vídeo sobre uma emergência tratada por homeopatia:

5 comentários:

  1. Interessante!

    ResponderExcluir
  2. A observação foi feita com o uso de zinco por via nasal. Ao contrário de medicamentos homeopáticos, o zinco era detectado na preparação.

    Acho, portanto, que medicamentos homeopáticos continuam sem ter efeito biológico algum (exceto pelo efeito placebo). Ainda conseguem torná-los piores, como nesse exemplo de adição de zinco.

    Ughh.

    Esper

    ResponderExcluir
  3. Pelo menos o diagnótico pela linha da vida (vídeo) foi infalível hein!!!!! hehehe

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que isso eh uma questao de dose!

    ResponderExcluir