segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ao Dia do Médico






"Sempre tratei os meus doentes com igual cuidado, quer fossem pobres ou nascidos em nobreza, sem procurar saber se eram hebreus, cristãos ou sequazes da lei Maometana; 
Sempre fui parcimonioso nos honorários e muitas vezes sem qualquer paga, tendo sempre mais em vista que os doentes recobrem a saúde do que tornar-me rico pelos seus dinheiros. 
Como autor de escritos médicos e ao publicar os meus livros, quis só promover que a fé intacta das coisas chegasse ao conhecimento dos vindouros, sem outra ambição que não fosse contribuir de qualquer modo para a saúde da humanidade, sem nada fingir, acrescentar ou alterar em minha honra."
Amato Lusitano (1511-1568)

O blog homenageia o colega Jackson Costa que segue fiel a estes princípios, assim como outros grandes médicos colaboradores do LIMI e do LIP que são exemplo para a classe médica.
Aldina e Manoel Barral

Ilustração: Capa Centuria de Curas Medicinais de Amato Lusitano

2 comentários:

  1. De fato, Jackson Costa é um exemplo de médico para os futuros doutores. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Realmente Jackson e um exemplo de grande Medico, sendo justo o nome do posto de saude de Corte de Pedra fundado por ele e onde prestou grande contribuicao aquela populacao, Posto de Saude Jackson Costa.
    Um abraco,
    Amelia.

    ResponderExcluir