quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Necessidade de mudança no paradigma da educação


Seguindo um twit de Cristina Caldas, cheguei num vídeo muito bom sobre o desafio atual da educação.
O vídeo combina um excelente conteúdo com uma apresentação ótima.
Eu retuitei, com a indicação que se alguém fosse ver apenas uma vídeo-animação na semana, deveria ser esta. Na verdade, se for ver um em todo o mês, a indicação continua.



"This animate was adapted from a talk given at the RSA by Sir Ken Robinson, world-renowned education and creativity expert and recipient of the RSA's Benjamin Franklin award."

4 comentários:

  1. Realmente fantástico. No entanto, os professores também precisam aprender as novas maneiras de ensinar. Quem vai ser o professor do professor? Uma vez que isso tem que ser agora, somente um esforço de colaboração imenso seria capaz de mudar este paradigma de maneira tão rápida, penso eu.

    ResponderExcluir
  2. O vídeo e o conteúdo são realmente incríveis!! Quem sabe conseguimos começar esta rede de colaborações!!!

    ResponderExcluir
  3. Olha, um bom começo poderia ser instituir nos cursos de pós-graduação, já, aulas sobre diferentes metodologias de ensino, nos moldes do http://ocw.mit.edu/courses/chemistry/5-95j-teaching-college-level-science-and-engineering-spring-2009/. O prof Sanjoy Mahajan, do MIT, poderia ser convidado para um dos nossos congressos.

    ResponderExcluir
  4. Fascinante, provocador... quase hipnótico!
    Muito bom Barral
    A lnguagem, a escrita, a imprensa e agora, a informática. Creio que ainda estamos num período de transição na incorporação desta mais nova ferramenta à nossa "propriocepção" sensorio-cognitiva. Teremos que trilhar caminhos análogos aos que fizemos quando da incorporação das outras. Será que vai demorar? será que teremos que deletar conteúdo para arrumar espaço? Rsrsrsrsrs!

    Um abç.

    ResponderExcluir