domingo, 12 de julho de 2009

Como o público vê a ciência?

Post de Camila Indiani de Oliveira

Uma pesquisa recente do Pew Research Center, feita nos EUA, com 2000 membros da população em geral e 2500 cientistas mostra que há uma grande discrepância entre os temas pesquisados pela ciência e percepção do público sobre o que está sendo feito e sobre os resultados encontrados.

Enquanto a maioria dos cientistas pesquisados acreditam que os seres humanos surgiram a partir da evolução e que a atividade humana é responsável pelo aquecimento global, o público em geral não está tão certo disso.

A pesquisa mostrou que 85% dos membros de sociedades científicas acham que a ignorância pública sobre ciência é um grande problema. De fato, estes mesmos cientistas concordam que a cobertura da imprensa (jornal e televisão) sobre ciência é fraca. Não parece estranho, somente 3% dos cientistas responderam que sempre falam com a imprensa. Como disse um dos cientistas, não é o caso de anunciar publicamente: “Nós acreditamos neste achado e assim devem fazer vocês também”. O processo de apresentação e discussão com o público é longo e pode ser tedioso, no entanto, é muito importante.

A notícia boa é que tanto os cientistas quanto o público em geral concordam que o investimento feito em ciência e tecnologia dão frutos.

Se você quer testar o quanto seus conhecimentos científicos (em geral), faça o QUIZ da Pew e veja o seu score em relação ao público em geral.

http://pewresearch.org/sciencequiz/quiz/


Ilustração: Percepção que a vacina introduzida por Jenner conferia características de vaca aos vacinados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário