segunda-feira, 6 de julho de 2009

Mudou o ensino?

Segue uma adaptação, após a tradução do luso para o brasileiro, de um texto humorístico que circula na net:

Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os, dizendo:

- Em verdade vos digo: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...

Pedro interrompeu:

- Temos que aprender isso de cor?

André disse:

- Temos que copiá-lo para o papiro?

Simão perguntou:

- Vamos ter teste sobre isso?

Tiago, o Menor queixou-se:

- O Tiago, o Maior está sentado à minha frente, não vejo nada!

Tiago, o Maior gritou:

- Cala a boca tampinha!

Filipe lamentou-se:

- Esqueci o papiro-diário.

Bartolomeu quis saber:

- Tenho que anotar?

João levantou a mão:

- Posso ir no banheiro?

Judas Iscariotes exclamou:

- Para que é que serve isto tudo?

Tomé inquietou-se:

- Há fórmulas? Vamos resolver problemas?

Judas Tadeu reclamou:

- Podemos ao menos usar o ábaco?

Mateus queixou-se:

- Eu não entendi nada... ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:

- Onde está o seu plano de ensino? Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didática mediatizada? E a avaliação diagnóstica? E a avaliação institucional? Quais são as suas expectativas de sucesso? Tens a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão? Quais são as suas estratégias visando a recuperação dos conhecimentos prévios? Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem? Incluiu atividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo? E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais? Deixou espaços de encontro para a coordenação de ações transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes? Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?

Caifás, o pior de todos os fariseus, disse a Jesus:

- Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos seus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Será notificado no devido tempo pela via mais adequada. E cuidado para não reprovar! Lembre-se que pode perder o emprego!

E Jesus pediu a aposentadoria antecipada aos trinta e três anos...

Pela fala dos alunos não sabemos se era uma escola privada ou pública. Pelo fato de haver alguém avaliando o que fazem os professores, ainda que de forma ridícula, e a possibilidade de perder o emprego, vê-se que Jesus ensinava numa escola particular.....


Quem quiser ler o texto, muito giro, em luso, veja o post do excelente blog De Rerum Natura.

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