sexta-feira, 31 de julho de 2009

Obama: Ciência e cerveja.

“A descoberta científica requer tempo, trabalho duro, paciência.... muito aprendizado e o apoio de uma nação. Porém sustenta um promessa como nenhuma outra área da atividade humana.”

Ao ver Obama tomando uma cervejinha na Casa Branca, pensei no escândalo que a imprensa cabocla armaria se Lula fosse fotografado assim. Não é pouca coragem para um Presidente dos EEUU deixar-se fotografar assim no ninho do puritanismo (algo hipócrita). Por causa desta foto, acabei fazendo uma busca sobre Obama. Entre algumas coisas interessantes, o discurso na National Academy of Science, do qual vale a pena ver o video.

“Num momento tão difícil alguns crêem que o apoio à pesquisa é um luxo, algo não prioritário. Estou em absoluto desacordo. A ciência é agora mais essencial que nunca para a nossa prosperidade, segurança, saúde, meio ambiente e qualidade de vida”

“Sabemos que a pesquisa em um aspecto da física, química ou biologia pode não dar benefícios em um ano, uma década ou nunca. Quando dá benefícios estes são compartilhados de maneira ampla entre os que financiaram e os que não fizeram. Por isto o setor privado costuma investir pouco na ciência básica. E por isto devemos fazê-lo no setor público, porque sabemos que ainda que o risco seja grande, também o são os benefícios para a nossa economia e nossa sociedade”.

Embora Bush esteja bem mais calado que ex-presidentes brasileiros, Obama não deixou de alfinetar:

“...na minha administração, os dias em que a ciência estava atrás da ideologia se acabaram. Menosprezar a integridade científica é menosprezar nossa democracia. Quero assegurar-me que as decisões políticas sejam tomadas sob a melhor e mais imparcial informação científica”.

Valorizar a ciência e não ter vergonha de tomar uma cerveja, este é o cara!


Ilustração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário