quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A fraude científica é epidêmica na China? só na China?

A Nature News publicou uma nota (Publish or perish in China em 12.01.2010) motivada pelo último de uma série de episódios de fraude científica na China. Em dezembro, os editores da Acta Crystallographica Section E retiraram 70 estruturas de cristais que haviam sido publicadas na revista alegando falsificação pelos pesquisadores da Jinggangshan University.
O que pode explicar fraudes repetidas? Muitos aspectos podem estar envolvidos, mas o sistema de estímulo às publicações em revistas de alto impacto pode estar exagerado na China. As universidades chinesas premiam os autores de artigos em revistas de primeira linha com dinheiro, entre outros benefícios.
A Nature News cita um estudo da Universidade de Wuhan no qual avalia o mercado de atividades “duvidosas” de publicação científica, incluindo o ghost-writing de dados não existentes. Este mercado desonesto (para evitar o eufemismo duvidoso e também não chegar a afirmar criminoso) pode ter atingido 150 milhões de dólares em 2009, um número cinco vezes maior que em 2007.
"The extent of the misconduct is disturbing," says Nicholas Steneck, director of the Research Ethics and Integrity Program at the University of Michigan in Ann Arbor. "It highlights the challenges China faces as it struggles to rapidly improve the research capacity of a very large system — with significant variations in quality — to be a world-class player in science."
Ao comentar esta notícia o sítio Journalology indica também a leitura dos comentários dos leitores. Aparece de tudo, coloca-se a culpa em tudo, até no sistema comunista.
Na verdade, todo o embasamento ético precisa ser revisto na ciência moderna (em vários outros campos também, mas me restrinjo ao tema do comentário) e não somente na China.

3 comentários:

  1. Caro Barral
    Obrigada. Concordo que não é só na China que ciência virou "negócio da China".
    Os USA têm vigilância constante sobre desonestidades. Veja http://ori.hhs.gov .
    A Newsletter do ORI de dezembro de 2009 tem algumas opiniões nossas (carta que enviei) dentro do Editorial do Diretor.
    E no Brasil?....O que fazer?
    Abraços
    Eliane

    ResponderExcluir
  2. Para mim é a pressa de querer crescer rápido, a qualquer preço, a qualquer custo, de qualquer maneira...

    ResponderExcluir
  3. Thirty runners disqualified from Chinese marathon for cheating
    Imposters and vehicles among methods used by participants competing for exam credit in race.
    http://www.guardian.co.uk/world/2010/jan/21/disqualified-chinese-marathon

    ResponderExcluir