terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O tratamento do acidente vascular difere nos finais de semana?

Um paciente que sofre de acidente vascular isquêmico (AVI) nos finais de semana tem o mesmo tratamento daquele que sofre o AVI nos dias de semana? Notem que a a resposta a esta pergunta não afeta a decisão do paciente (ninguém pode escolher o dia do AVI, até porque se pudesse preferiria não o ter), mas pode afetar o sistema de saúde.

O senso comum sugere que o tratamento pode não ser tão efetivo nos finais de semana. Dada a escolha, acho que muitos indicariam que prefeririam ter o acidente nos dias de semana. Uma ilusão.

Bruno Bezerril me alertou para um artigo recente do Archives of Neurology que conclui justamente o contrário.

"Background We examined the quality and aggressiveness of care for the treatment of acute ischemic stroke (AIS) on weekends vs weekdays. Acute ischemic stroke is a leading cause of death and disability in the United States, and aggressive treatment must be provided within 3 hours for optimal patient outcomes. Because of this short treatment window for the administration of tissue plasminogen activator, patients need around-the-clock access to high-quality and aggressive care.
Objective To determine whether there is a difference in the quality or aggressiveness of care for patients experiencing AIS on weekends vs weekdays."

Os desfechos considerados foram o uso do ativador tecidual de plasminogenio e a mortalidade intrahospitalar. Os resultados indicaram que os pacientes internados nos finais de semana tiveram maior probabilidade de serem tratados com o ativador tecidual de plasminogenio e que a mortalidade não foi diferente entre os internados nos finais ou nos dias de semana.

Assim, os pacientes com AVI internados nos finais de semana têm tratamento mais agressivo que os internados nos dias de semana e não há diferença de mortalidade intra-hospitalar. O que isto pode indicar, ainda deve ser investigado. Qual a causa do tratamento mais agressivo?

De todo modo, o risco de tratamento negligente do AVI nos finais de semana parece não existir (pelo menos na Virginia-EEUU).

O que acontece no Brasil? na Bahia?? em Salvador???

viu o que acontece quando não se pesquisa localmente?ResearchBlogging.org

Kazley, A., Hillman, D., Johnston, K., & Simpson, K. (2010). Hospital Care for Patients Experiencing Weekend vs Weekday Stroke: A Comparison of Quality and Aggressiveness of Care Archives of Neurology, 67 (1), 39-44 DOI: 10.1001/archneurol.2009.286

Um comentário:

  1. Este resultado é intrigante, pois eu esperava que a qualidade dos tratamento sejam piores nos finais de semana. Por exemplo, em infarto há evidência de que o tratamento no período noturno é pior do que no horário comercial.

    ResponderExcluir