quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SBI 2010: Anotações de Robson, Diego e Sarah



Robson Amaro
O XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia realizado em Porto Alegre trouxe como tema os mecanismos efetores da resposta imune enfatizando a imunidade contra vírus. Realizado na PUC contou com boa estrutura geral, uma variedade marcante de posters e apresentações orais, além de possibilitar, mais uma vez, a interação entre diferentes pesquisadores na Imunologia de diversas partes do mundo.
Para mim, uma das apresentações mais interessante foi proferida pelo Dr. Sérgio Lira, intitulada “Viruses, inflammation and cancer”. Nesta o pesquisador, que atualmente está nos Estados Unidos, mostrou de maneira muito elegante como a infecção pelo CMV pode estar relacionada com o desenvolvimento de neoplasias intestinais em camundongos. O trabalho contou com imagens tridimensionais mostrando a infecção do epitélio colunar simples das vilosidades intestinais pelo CMV. As microfotografias de excelente qualidade valorizaram ainda mais os dados apresentados pelo autor. 
Outras palestras que também me chamaram a atenção foram a ministrada pelo pesquisador norte-americano Stephan M. Hedrick denominada “TGF-beta control of regulatory T cell development and function” e a ministrada pela pesquisadora Phillippa Marrack do National Jewish Health, USA que discutiu sobre o tema “Sex and B cells”. De maneira muito clara, estas reafirmaram a importância de múltiplos fatores no desenvolvimento de repostas mediadas pelo sistema imune.
Com temas diferenciados acredito que o congresso alcançou seus objetivos integrando, inovando e abrindo novas possibilidades. Assim, parabéns a comissão organizadora pela seleção de temas tão relevantes. "
Diego Wilke
Ken Shortman  (WEHI, Austrália) falou sobre seu extenso trabalho com DCs e (me) chamou atenção para o subtipo de DCs CD8+, células murinas residentes não-migratórias de precursor não monocítico. Elas expressam receptores de reconhecimento de padrões (PRRs) particulares, sendo os Clecs  (C-type lectin pattern recognition receptors), os mais estudados. As DCs CD8+ fazem apresentação cruzada eficiente de antígenos solúveis e ligados à células através do MHCI e são o principal tipo celular  produtor de IL-12 quando ativados. Além do mais, na infecção intracelular, elas são as principais células apresentadoras de  antígenos, promovendo respostas de células T CD8+ contra patógenos. Ele também mostrou resultados bem interessantes com antígenos  endereçados para DCs CD8+ para produzir respostas de CTLs. Tudo muito superinteressante, mas em OVA... ...será que fora dos mundos  maravilhosos "da ovalbumina" e "dos modelos murinos", teremos mesmo como utilizar estas ferramentas?
Sarah Falcão
No segundo dia, Dario Zamboni (USP) explanou sobre ativação dos inflamossomas em resposta a infecção bacteriana. Além disso, abordou um pouco sobre KupA, um gene com função de transportar K+, que mostrou estar envolvido na replicação da Legionella pneumophila, pois quando este gene foi afetado levou a uma diminuição da replicação desta bactéria.
Ilustração: Foto de jacarandá mimoso nas ruas de Porto Alegre, feita por Aldina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário