quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Do blog Pós-graduando: Dúvidas sobre o preenchimento do Currículo Lattes

O blog Pós-Graduando tem tratado com frequencia do CV Lattes. Veja o texto que publicou recentemente, com resposta de Geraldo Sorte, do CNPq. (aqui)


"Desde que assumiu suas atividades como membro da Comissão da Plataforma Lattes no CNPq, o Prof. Dr. Manoel Barral-Netto tem coletado sugestões e respondido a dúvidas por meio do seu perfil no Twitter e do seu blog. Sempre fico muito contente quando vejo as atividades do cotidiano acadêmico sendo colocadas em discussão. Afinal, sem discussão não há avanço.
O preenchimento do Currículo Lattes é o segundo tema mais discutido pelos leitores aqui no posgraduando.com e em nosso perfil no Twitter, perdendo apenas para a relação [de amor e/ou ódio] entre orientadores/orientados. Por isso, encaminhei ao professor algumas dúvidas dos nossos leitores, que foram respondidas pelo Geraldo Sorte, responsável pela Plataforma Lattes no CNPq.
PG – O campo “Formação Complementar” é freqüentemente preenchido por eventos diversos, que vão desde palestras até MBAs. Que eventos devem ser considerados como “Formação Complementar”? Quais são os critérios para distingui-lo do campo “Participação em eventos”?
GS – O item “formação complementar” é destinado ao cadastro devprogramas de formação, aperfeiçoamento e atividade de extensão que não sejam cursos acadêmicos formais (cursos de extensão, cursos de formação profissional, oficinas, cursos de línguas, etc. )"


Leia o restante diretamente no blog Pós-Graduando (aqui)

4 comentários:

  1. Prezado Prof. Manuel Barral-Netto
    Boa tarde
    Me chamo Antônio, curso mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara-SP. Assim como o senhor, tenho muito apreço pelos momentos de debate e aprendizado acadêmico. Eu criei uma Oficina sobre a Plataforma Lattes e desde 2009 venho ministrando edições na UNESP e USP. Esta Oficina tem duração em média de 04 horas. Elaborei um roteiro que começa por um histórico e panorama da Plataforma Lattes e, em seguida adentramos ao CV Lattes. Em uma sala informatizada os participantes acessam os seus CVs Lattes e eu exploro todos os espaços da Produção Intelectual, Dados Gerais, Formação, Atuação, Projetos e outros. Também enfrente muito dúvidas quanto ao preenchimento. Gostaria de sua ajuda para algumas dessas:
    1. Como devo interpretar os rótulos Restrito e Irrestrito em Produção Técnica?
    2. Como devem ser pensadas as Palavras-Chave para o CV Lattes?
    3. Por que a importação de produção somente está disponível para artigos?
    Bem é isso por enquanto.
    Muito obrigado.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora.
      Não sei as respostas. Consultei, quando receber a resposta divulgarei.

      Excluir
  2. Prezado Prof. Manuel Barral-Netto:

    Estou elaborando meu CV Lattes e, tendo participado de muitas disciplinas na Unicamp como aluna especial, gostaria de saber se estas formações podem ser incluídas como Cursos de Aperfeiçoamento. Se não, onde se encaixariam no preenchimento do CVL? Grata

    ResponderExcluir
  3. Recebi a informação seguinte da equipe de suporte:
    "Não existe um local especifico para a inclusão dessas informações (participações de disciplinas). Sugerimos que a informação seja incluida no módulo Dados gerais - Outras informações relevantes."

    ResponderExcluir