segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Estudante da UFBA desaparecido na Argentina

Recebi a msg abaixo de colega, formado há pouco, e de estudantes de Medicina em quem confio plenamente.
A notícia apareceu também no Terra (aqui).
Barral

Amigos,


Não sou adepto de correntes, como a maioria de vocês, sempre desconfio da veracidade dos fatos. Acrescento ao final matéria do jornal a tarde, para que todos possam se inteirar por fontes "oficiais" do que realmente vem acontecendo. 


Um amigo ... diversas outras pessoas da Faculdade de Medicina da Bahia e de toda a UFBA estava morando na Argentina há alguns meses e encontra-se desaparecido há 14 dias. O nome dele é Luis Henrique, ele sempre trocava e-mails com os amigos do Brasil e em mais de 1 ano mochilando pela America Latina nunca saiu de uma cidade para outra sem nos mandar um e-mail, com suas impressões e vivencias. 

Acontece que desde maio ele se fixou na Argentina, e no ultimo dia 10 ficou de sair para comprar umas passagens para viajar com a namorada (argentina) e nunca mais foi visto. Seus amigos argentinos buscaram em todos os hospitais, delegacias e no necroterio da regiao sem sucesso, quando entraram em contato com a familia que ja se encontra na argentina. O caso virou noticia em todos os jornais de lá e começa a ganhar espaço aqui no Brasil também. 

Nós, seus amigos, fizemos um blog (http://procurandohenrique.wordpress.com) onde voces podem encontrar uma petição que será entregue a presidente Dilma, solicitando contato com o governo argentino para que as buscas se intensifiquem. É muito importante um numero de assinaturas expressivo. 

Aqueles que quiserem ajudar financeiramente, está também no site uma conta do Banco do Brasil que estamos usando para arrecadar fundos que estão sendo usados nas buscas.

Obrigado

 Estudante baiano da UFBA está desaparecido na Argentina

AGENCIA A TARDE
Divulgação
Luiz Henrique Souza Silva, estudante baiano desaparecido na Argentina
Luiz Henrique Souza Silva, estudante baiano desaparecido na Argentina
O estudante de Direito da Universidade Federal da Bahia e ativista de causas sociais Luiz Henrique Souza Silva, 26 anos, está desaparecido há 12 dias em Buenos Aires e sua busca tem movimentado a polícia local, que foi acionada pela família e amigos do jovem. Ele está há um ano e meio viajando pela América Latina e vive, há alguns meses, na casa de uma amiga, numa ilha do Delta do Rio Tigre, na região metropolitana de Buenos Aires.
As últimas informações a respeito de Luiz Henrique são de que ele teria embarcado numa balsa em direção a Buenos Aires, onde iria comprar uma passagem para a cidade de Tilcara. Antes de sair de casa, ele avisou para um amigo e a namorada que, após comprar a passagem, os encontraria. Como ele não apareceu no lugar previsto, a namorada, Valéria, e o amigo, Ariel, começaram a procurá-lo. Acionaram a polícia argentina e avisaram os pais do universitários, que moram em Salvador e chegaram a Buenos Aires no dia 18, terça-feira.
Hospitais e delegacias da região foram visitados e receberam alertas do desaparecimento. Segundo amigos de Luiz Henrique, policiais já estiveram na casa onde ele estava morando em busca de pistas, para entrevistar alguns vizinhos. A polícia argentina informou que o brasileiro foi visto no dia 11 em um vídeo, ao desembarcar da balsa e se dirigir à estação de trem, o que leva a crer que embarcou para Buenos Aires. Apesar da investigação, os amigos e parentes do universitários se queixam do pouco empenho das autoridades argentinas no trabalho de busca.
Ativista pelos direitos humanos na Bahia, Luiz Henrique se tornou há alguns anos uma das lideranças do movimento estudantil local, próximo a movimentos sociais como o MSTB (Movimento dos Sem-Teto da Bahia) e a organizações como a Comissão de Justiça e Paz e o Centro de Estudos e Ação Social. ete dias após o desaparecimento, seus criaram um blog (clique aqui para acessar) , onde atualizam as informações sobre a situação do brasileiro. Também publicaram uma petição pública pedindo a interferência do governo estadual, do Ministério das Relações Exteriores, além da Embaixada e do Consulado Geral do Brasil na Argentina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário