segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Em que o índice SJR difere do fator de impacto calculado pelo ISI?


Num post anterior (aqui) divulguei o novo ranking de prestígio de revistas científicas do Scimago. Aldina perguntou:
“Este novo ranking SJR é diferente do que estamos acostumados e que referimos como índice de impacto. Aparentemente é mais favorável com as revistas que usualmente publicamos como Am. J. Trop. Med.... e outras de doenças tropicais. Qual é a grande diferença entre os dois sistemas de bibliometria?”
A resposta não é simples, mas pode ser resumida em:
O fator de impacto calculado pelo ISI toma por base a base de dados das revistas acompanhadas pelo Institute of Scientific Information (ISI) e calcula o fator de impacto pela divisão do número de citações recebidas pelos artigos de determinada revista num período de dois anos dividido pelo número de artigos publicados por esta revista no mesmo período.
As diferenças do SJR (Scimago journal ranking):
  • Utiliza a base Scopus da Elsevier, que é maior que a base do ISI. A base da Scopus inclui todas as revistas da base ISI, mas também muitas outras;
  • O SJR utiliza um período de 3 anos para análise, diferente do período de 2 anos utilizado pelo ISI;
  • O SJR estabelece valores diferentes para as citações de acordo com a influência científica do periódico (para isto usa o algoritmo PageRank, desenvolvido pelo Google);
Há artigo (pode baixar aqui em pdf) que mostra que há um correlação geral entre os dois índices, porém com discrepância pontual.
“The results showed that SJR indicator and JIF distributions fitted well to a power law distribution and that both metrics were strongly correlated, although there were also major changes in rank. There was an observable general trend that might indicate that SJR indicator values decreased certain JIF values whose citedeness was greater than would correspond to their scientific influence.”
A figura mostrada acima do post, do artigo citado, ilustra esta correlação e a discrepância em alguns pontos.
Há alguns outros aspectos que o Scimago tem desenvolvido, mas que podemos discutir em outra oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário