domingo, 2 de janeiro de 2011

Agradecimentos de Aldina



Imitando de leve minha presidenta: “Queridas amigas e queridos amigos”, estou aproveitando o blog de Barral para agradecer aos amigos e familiares as mensagens de parabéns que recebi neste final de ano.
Cientificamente, 2010 foi um ano muito importante para nós (LIMI e LIP), pois foi um ano com recorde em publicações, 22 publicações, e a maioria delas em revistas com bom impacto científico. Em meu nome, tive a honra de receber o prêmio Scopus - no ano que a Elsevier homenageou as mulheres cientistas do Brasil - e no apagar das luzes de 2010, a comenda da ordem do mérito cientifico. Decreto assinado por Lula e que será entregue por Dilma, quem bem me conhece sabe como este fato é muito importante para mim.
Meu agradecimento vai especialmente às pessoas que me ajudaram a receber esses prêmios.
Cientificamente, além dos colegas pesquisadora(e)s do LIP e do LIMI, Elze e Andrezza, os estudantes, os técnicos e tantos colaboradores que vou citá-los por regiões :  
A legião estrangeira começando pela Espanha com Manoel Soto e Socorro Espuelas e seus alunos; o grupo CYTED com Gabriela Santos-Gomes, Jorge Arevalo, Daniel Salomon e Felix Tapia. No NIH (USA), Jesus, Fabiano, Regis e Clarissa.
A grande maioria dos nossos trabalhos são realizados no campo, em regiões endêmicas onde atendemos pacientes e desenvolvemos projetos de pesquisa  com os mais variados objetivos desde flebotomíneos a ensaios clínicos, do desenvolvimento de novas abordagens diagnósticas a temas sofisticados em imunologia e biologia molecular . Nos últimos 10 anos, temos concentrado nossos estudos no Vale do Jequiricá, onde Jackson Costa lidera os esforços clínicos e em Cavunge com Miranda e contando com equipes multidisciplinares extremamente engajadas e entusiasmadas com o trabalho.
No Maranhão temos colaborações há mais de 20 anos, iniciadas com Jackson e continuadas proficuamente com Arlene, Dorlene , Flávia, Rosane e Silma e os alunos que orientamos no PGPAT. No Piauí com Carlos Henrique, Dorcas, Socorro  e os alunos . No Ceará com Margarida, Jânia, Benildo e mais recentemente Edson.  Em Rondônia, uma das nossas fontes mais produtivas de 2010 com a tese de Bruno Bezerril em malária, com a contribuição relevante de Luis Marcelo e Prof Erney . Na USP/ R. Preto com João Santana e Angela Cruz e na UFRJ com meu amigo/ irmão George dos Reis, os Previato e Marcelo Barcinski.  Os alunos que continuamos orientando. A colaboração nos últimos 3 anos com Cristiana Carvalho tem sido produtiva e prazeirosa. e mais recentemente com Roque e Amélia em Aracajú
Agradeço muito à Faculdade de Medicina e ao Serviço de Imunologia, liderado por Edgar, que me deram régua e compasso. O nosso iii-INCT, liderado por Jorge Kalil, que nos últimos 10 anos tem participado da nossa vida científica e contribuído muito para nosso crescimento .
À FIOCRUZ, a instituição que tem nos dado tanto suporte, um agradecimento especial. 
Com todas essas colaborações e apoios por pessoas altamente qualificadas e entusiasmadas fica fácil publicar direitinho.
Politicamente, 2010 foi não só importante mas emblemático. Na Bahia elegemos bem governador, senadores e deputados que não tenho dúvidas irão contribuir significativamente com os avanços  sociais, educacionais e científicos para o progresso da região.  No Brasil elegemos a primeira mulher, de esquerda  presidente do Brasil. Eu prometi lutar muito por isto, e lutei , desde sempre, parecia sonho impossível mas não foi e é muito bom quando os sonhos viram realidade. Estou muito feliz!!
Gostaria muito de agradecer às pessoas que contribuem muito para a minha felicidade além de Barral e Marina, a família Prado e a família Barral. 

18 comentários:

  1. Agradeço por servir de exemplo para nós baianos que estamos começando a vida de pesquisa. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Aldina, grande guerreira!!! Voce merece muito mais que isso e vais ainda nos proporcionar muitas alegrias.... Um beijão nesse coração maravilhoso.... Benildo e equipe do BioMol-Lab/UFC.

    ResponderExcluir
  3. Querida Aldina! Parabéns pelo reconhecimento do seu trabalho. É sempre um prazer e aprendizado trabalhar com você e seu grupo. Espero estreitar ainda mais esse laço. Beijo, Silma

    ResponderExcluir
  4. Querida Aldina,

    Fico ainda mais satisfeita em lhe dar os parabéns depois de ter lido
    seu agradecimento. O prêmio e comenda do ano de 2010 foram muito
    merecidos. Desejo que 2011 continue trazendo conquistas valiosas!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Aldina. Apesar de não fazer parte diretamente do grupo, gostaria de deixar registrado o quanto que a competência e a seriedade de vocês têm incentivado a condução dos meus trabalhos. Parabéns para você e toda a sua equipe.Beijo, Marilda.

    ResponderExcluir
  6. Aldina,
    No abrir desse 2011, com Dilma na Presidência, quero te dar parabéns pelos prêmios, o reconhecimento justo pelo trabalho de excelência que desenvolve.
    grande abraço,
    Angela

    ResponderExcluir
  7. Cara Professora: parabéns! É uma honra trabalhar com a senhora e sua equipe. Bom 2011! Saudações. Luis Marcelo

    ResponderExcluir
  8. Aldina:

    En Ciencia al igual que en toda actividad creativa es fundamental tener ejemplos como referencia. Cada uno de nosotros tiene un contexto diferente, sin embargo tu ejemplo de trabajo en equipo y la filosofia de puertas abiertas a los Leishmaniacos del mundo es el tipo de ejemplo que nos estimulan. Felicidades y gracias.

    Jorge Arevalo

    ResponderExcluir
  9. Agradecimientos a ustedes por toda su ayuda.
    Aporvecho para desearles lo mejor este nuevo año.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Cara Professora,
    Nao poderiamos comecar melhor 2011. Parabens pela comenda. Estamos muito felizes com todas estas conquistas da senhora e do grupo.
    Grande abraco.
    Regis, Clarissa e Jose.

    ResponderExcluir
  11. Dra. Aldina,
    Parabéns, são premios merecidos e que muito lhe honram! Sinto-me orgulhosa por ter sido um dos seus pupilos e ainda hoje poder beber da fonte da sua sabedoria. Beijos!
    Jania Teixeira
    DPML/FAMED/UFC

    ResponderExcluir
  12. Prezada Aldina,

    Um 2011 com paz, saúde e mais sucessos.

    Um abraço de Edgar e do grupo do SIM

    ResponderExcluir
  13. Muito orgulho.
    E como a própria comenda já diz, os prêmios vieram por mérito !

    Mari

    ResponderExcluir
  14. Querida Aldina, sem dúvida mereces todos os louros que a vida te der. Tenho aprendido demais contigo e com todo o grupo. Tua generosidade ''e ímpar. Tenho muita honra e prazer em poder colaborar com vocês. Um grande beijo e um excelente ano para ti e Barral.

    ResponderExcluir
  15. Prezada Aldina,

    Parabéns por mais essa conquista, sem dúvida merecida.
    Um abraço,
    Fernanda Grassi e LASP

    ResponderExcluir
  16. Olá Dina,
    Cogratulações por todo o reconhecimento traduzido em condecorações e prêmios que tem recebido. Um feliz 2011 com muitas realizações para todos os membros, colaboradores e amigos do LIMI-LIP.

    ResponderExcluir
  17. que coisa ridicula
    de curingo comprado

    ResponderExcluir
  18. pra longe de mim seus demonios dos inferno
    cuzão covarde mor das estrelas
    chup chips das galaxias
    master chef da idiotice
    longe de mim,,le vas esses demonios pro inferno longe de mim

    ResponderExcluir