terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Sugestões para o CV Lattes


Quando iniciei minha atividade como membro da Comissão da Plataforma Lattes no CNPq, tuitei sobre isto com menção para @posgraduando pedindo sugestões. isto se deveu ao fato de haver visto alguns tuítes deles sobre o CV Lattes e as respostas de muitos estudantes referindo dificuldades no preenchimento.
Houve alguns comentários e sugestões. Transcrevo abaixo, e os comento em seguida, alguns tópicos enviados. Um ou dois tuítes foram de queixas muito vagas que não permitiam uma resposta direta.
Tutorial, Manual
@pri_fr “coloca um tutorial no lattes, dizendo onde vai cada coisa. tipo uma seçao Help”
@Diego_tc “Vejo muita gente sentindo falta de um bom manual de como preencher o Lattes. O que se faz hj é adivinhar o q colocar em cada seção.”
@SweeHe “Um manual de preenchimento.”
Existe uma seção de ajuda na Plataforma Lattes (aqui).
Após 0 comentário de problema no vínculo:
http://ajuda.cnpq.br/index.php/Página_principal
Seria interessante encaminhar sugestões de como alterar, ampliar etc a ajuda já existente.
ATUALIZAÇÃO EM TEMPO REAL
@dora_O sistema também poderia publicar os dados assim que eles fossem atualizados. Isso seria possível?”
Não tenho informação precisa sobre esta possibilidade, mas creio que a atualização é feita à noite devido ao número de CVs da Plataforma
Total de currículos cadastrados: 1.779.778
EXPORTAÇÃO PARA XML
@Oliveira_Nanda “Exportar a plataforma para xml possibilitando análises da mesma”
Na atual Plataforma já existe a possibilidade de exportação. Veja abaixo:










ARTIGOS E PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS
@thiagotoyoyo “Por exemplo, publicar um artigo na Science tem o mesmo peso de uma nota na revista CheckList (sem desmerecer a revista!)”
@thiagotoyoyo “Poderia diferenciar no Lattes artigos científicos de notas científicas. Os dois têm o mesmo peso e não faz sentido nenhum.”
Na verdade o CV Lattes registra o que foi realizado, a avaliação deve ser feita por quem analisa o currículo. Esta avaliação depende do objetivo de quem analisa. Para facilitar o trabalho de avaliação, o CV Lattes fornece o fator de impacto da revista (segundo o JCR) e o número de citações recebidas por cada artigo (aqui), o que permite comparações dos pesos das revistas, desde que tomados os cuidados necessários (aqui, aqui e aqui).
@vivitri Vivian “Lattes: evitar a repetição do preenchimento: art. publicado, art. apresentado e part. congresso. Unificar num campo só.”
Em muitas áreas do conhecimento há uma clara distinção entre os artigos publicados em revistas com revisão por pares de artigos apresentados em congressos (mesmo que haja publicação das comunicações). Como o CV Lattes serve a muitas áreas do conhecimento não creio ser viável unificar num campo só.
@SweeHe “Um limite para número de participação em eventos”
O CV Lattes serve a muitas áreas do conhecimento e a indivíduos em vários estágios da sua carreira profissional. Para estudantes, a participação em congressos é importante.
Para os mais experientes existe a possibilidade de não registrar tudo (apenas os eventos mais importantes, por exemplo) ou mesmo não registrar estas atividades.





Esclarecimento (adicionado em 05.01.201)
Embora seja membro da Comissão da Plataforma Lattes do CNPq, este post, assim como as minhas respostas, não são oficiais do CNPq ou da Plataforma Lattes e apenas refletem a minha opinião e conhecimento.

17 comentários:

  1. O link para a sessão de ajuda na plataforma não está funcionando...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela atenção, professor. Irei olhar o manual e avisarei se tiver sugestões de melhorias nele.

    ResponderExcluir
  3. O vínculo para a ajuda é:
    http://ajuda.cnpq.br/index.php/Página_principal
    Testei agora e funcionou.
    Se não, ele aparece quando se está no modo de atualização do CV.
    Fica na barra inferior, forma de interrogação.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Que felicidade encontrar esse blog, pelo Twitter rs. Gostaria de relatar uma dificuldade na esperança de encontrar uma solução: eu não consigo importar dados de um curriculo para o outro. Aquela hipótese de importar informações, quando se é co-autor, p. exmplo.
    Abraço!
    Thiago.

    ResponderExcluir
  5. Creio que o ponto crítico do Lattes seja a instabilidade da plataforma. Algumas partes param de funcionar por semanas.

    ResponderExcluir
  6. Sugestão para o lattes: acrescentar se fez parte do PET - Programa de Educação tutorial!

    ResponderExcluir
  7. Professor, ultimamente tem aparecido meu nome na lista de autores diversas vezes... certamente em função de usar DOI ou algo do tipo. Esse não é o problema. O problema é que não existe a possibilidade de limpar as 3 Taissas para apenas uma só na caixa de lista de autores, apenas para meus co-autores. Isso poderia ser revisto.

    Além disso tenho tido um problema curioso com uma revista na qual publiquei, está com o nome errado - o ISSN está correto, era assim anos atrás, e agora está faltando uma palavra no nome da revista. Já chequei e eles não trocaram o nome do periódico. Existe algum canal em que possa me comunicar para verificar o problema?

    No mais, acho que o maior problema é unificar os dados do Lattes com o relatório Capes dos cursos de pós. Mas sinto que o problema é do relatório e não do Lattes...

    ResponderExcluir
  8. Caro Thiago,
    O módulo de importação tem funcionado bem comigo.
    Um lembrete, o autor do CV do qual vc deseja importar dados deve ter-lhe autorizado antes. A autorização vale para a pessoa, e basta ser feita uma vez (e não a cada artigo ou a cada importação).

    ResponderExcluir
  9. Caros Fabricio e Maria Elisa,
    Transmitirei os pontos sobre instabilidade e PET para o pessoal do CNPq.
    Eu, pessoalmente, não tenho tido problemas de instabilidade.

    ResponderExcluir
  10. Cara Taissa,

    Não sei a causa da repetição dos nomes. Voce colocou seu nome de três formas diferentes em citações bibliográficas? (Dados Gerais/Identificação).

    Embora nada entenda da parte informática do CV Lattes, imagino que a consulta do nome do periódico é feita numa base de dados que não deve ter sido alterada. Vou enviar a informação ao pessoal do CNPq. Vc pode informar o nome da revista?

    ResponderExcluir
  11. Professor,
    Gostaria da sua ajuda para entender uma questão do CV_Lattes.
    Vejo que em alguns currículos aparece: "Resumos publicados em anais de congressos" e tem alguns curriculos que aparece "Resumos publicados em anais de congressos(artigos)" Esta dúvida surgiu quando em uma mesma publicação apareceu de forma diferente no currículo dos autores. Qual o motivo de alguns curriculos aparecerem Resumos publicados em anais de congressos(artigos)e em outros apenas Resumos publicados em anais de congressos?

    ResponderExcluir
  12. Caro Aldo,
    Não estou bem certo deste assunto, mas isto se deve a diferenças entre as áreas do conhecimento. Na maioria, os congressos aceitam apenas resumos, enquanto em outras áreas (como na informática), pode ser enviado o resumo ou um artigo completo, que são avaliados de forma diferente.

    ResponderExcluir
  13. ao tentar publicar meu curriculo no Lattes recebi a seguinte mensagem:
    "Não é possível publicar o currículo nesse momento pois o número máximo de validações consecutivas e sem sucesso junto a Receita Federal foi excedido". qual o procedimento?
    grato
    nelson

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Professor!Tenho a seguinte dúvida: onde cadastrar um trabalho que foi apresentado em um congresso, mas eu não participei desse congresso? Por exemplo, um trabalho que eu fiz parte foi levado para um congresso de epidemiologia, e foi apresentado por uma colega de trabalho e publicado nos anais do congresso. Como eu registro ele em meu lattes: em participação de eventos e daí o link para produção bibliográfica --> resumos publicados em anais de congressos ou diretamente em produção bibliográfica, já que eu nao estive presente fisicamente no congresso?
    Muito obrigada, Barbara

    ResponderExcluir
  15. Boa noite professor. tenho uma dúvida bem simples mas que, infelizmente, o 0800 do CNPq não soube me informar. Trabalhos (avaliador, consultor, revisor e etc) ad hoc realizados para agências de fomento (CNPq, CAPES, ANPAD etc) devem ser cadastrados em "Trabalhos Técnicos" ou em "Assessoria e Consultoria"?

    ResponderExcluir