segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Não mande e-mensagem para agradecer. Etiqueta de e-correio para super ocupados.


Imagino que alguns devem estranhar a descortesia sugerida no título do post. Uma mensagem de agradecimento sempre foi um elemento chave da boa educação. Pois responder uma e-msg somente para agradecer é item não recomendado na etiqueta do e-correio dos super ocupados. Todos (quase) somos muito ocupados e recebemos muitas e-msgs, assim uma msg de agradecimento só aumenta a lista de e-msgs a serem apagadas, segundo as novas recomendações. Confesso que sou mal educado nestes parâmetros, envio, e gosto de receber, msgs de agradecimento. No mínimo, servem para indicar que a msg chegou.
Pensei, ao ver a recomendação acima, numa situação muito freqüente hoje: você recebe uma e-msg juntamente com um batalhão de outros destinatários. Muitos respondem para todos da lista e assim você fica sabendo que alguém que voce nem conhece não irá para a reunião por que terá uma dor de barriga no dia, ou uma outra desculpa esfarrapada. Sinceramente, se eu não organizo a reunião, não preciso saber quem vai  quem não vai. Menos ainda os motivos da ida ou da ausência. Pense bem antes de escolher o responder para todos! Este é apenas o décimo  dos novos mandamentos!
Volto ao novo código de etiqueta de e-correio sugerido no blog The 99 percent (aqui). 
O primeiro mandamento é: SEJA CONCISO! 
Uma e-msg devem ter UMA LINHA OU MENOS! Nunca havia pensado em ser TÃO conciso, mas nunca coloco dois assuntos na mesma e-msg. 
2. Coloque o que espera que seja feito logo no inicio e não no final do texto. 
Se o lengalenga for essencial deixe para o destinatário ler depois dele saber porque você esta contando a historia.
3. Numere suas questões.
Alem de demonstrar que há mais de uma pergunta, fica muito mais fácil de responder. Muitas perguntas no mesmo parágrafo podem levar a que apenas a primeira seja respondida, e você terá que enviar outra e-msg repetindo as outras perguntas. 
4. Facilite a resposta.
Não pergunte: o que você acha?
Indique opções para escolha ou diga o que você pretende e pergunte se há concordância. 
5. Indique prazos.
Auto explicativa. Formula: se não receber sua resposta ate o dia xx/xx, prosseguirei como proponho nesta msg.
6. Use "para conhecimento" no cabeçalho se não houver necessidade de uma atitude/intervenção.
7. Se você não pode responder ou decidir logo, avise que o fará depois.
Reduz a ansiedade de quem enviou e reduz a chance de receber outras msgs lembrando a primeira. 
8. Não envie e-msgs só para agradecer.
9. Não envie e-msgs quando estiver zangado.
10. Nunca responda para todos (exceto se for essencial).
Figura do site citado.

3 comentários:

  1. Informações importantes a serem lembradas, principalmente para as pessoas que acham que tem obrigação de divulgar de maneira exagerada e sem filtro tudo que elas tem acesso. Para mim o mandamento # 10 deveria ser o primeiro. No #6 reforçaria o fato do "uso para conhecimento" pois algumas vezes Vc. já recebeu a msg da mesma fonte e o autor tem conhecimento disto.

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  2. Interesante, mas só uma pequena observação: a depender pra quem vc vai mandar o email, dizer que vai resolver de uma certa forma se ele não responder pode parecer arrogância e prepotência. Logo, tem que ter sutileza nesse mandamento pq se for seguir ao pé da letra...

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  3. 9a. nunca escreva mensagem em letras maiusculas. doi no ouvido do recipiente

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