segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Discriminação de indivíduos com tuberculose latente e com tuberculose ativa por citometria de fluxo


ResearchBlogging.org



Post de Evelin Oliveira

O diagnóstico da tuberculose permanece complexo e a demora nos resultados de exames clínicos, radiológicos e bacteriológicos retardam o tratamento dos indivíduos com a doença ativa. O teste intradérmico Mantoux é utilizado em larga escala até hoje, porém não é capaz de diferenciar entre os indivíduos vacinados daqueles que estão infectados pelo Mycobacterium tuberculosis (Mtb) ou micobactérias ambientais. Os testes de diagnósticos mais recentes avaliam a produção de IFN-g em resposta aos antígenos expressos no M.tuberculosis (ESAT-6;CFP-10) mas não em M.bovis BCG, sendo capaz de discriminar entre infecção causada pelo Mtb e vacinação com BCG, mas não diferencia doença ativa de infecção latente (Berry et al. 2010).
No artigo de Harari e colaboradores (2011) foram avaliados perfis polifuncionais da resposta de células TCD4 de voluntários com infecção latente e doença ativa na tentativa de obter um bom marcador de diferenciação das formas de infecção encontrada na tuberculose. Os autores confirmam a diferença no perfil de citocinas e mostram que a frequência de células TCD4+ produtoras de TNF está associada com doença ativa. Este achado pode ser alvo de teste diagnóstico para doença ativa o que substituiria as culturas que precisam de semanas para obtenção dos resultados.
O papel do TNF no controle da infecção pelo Mtb já é bem estudado em modelos humanos e murinos (Flynn et al. 2001) e sabe-se da sua importância pelo risco aumentado de reativação da tuberculose nos pacientes que recebem terapia anti-TNF contra artite reumatoide (Feldmann et al, 2001). Porém, as células TCD4+ produtoras de TNF observadas durante a TB ativa pode refletir elevado grau de inflamação e não de proteção (Harari et al. 2011). Um biomarcador de doença ativa pode evitar a reativação do bacilo e aparecimento de sintomas pela terapia profilática evitando a disseminação da micobactéria e debilitação do indivíduo.


Referência: Harari, A., Rozot, V., Enders, F., Perreau, M., Stalder, J., Nicod, L., Cavassini, M., Calandra, T., Blanchet, C., Jaton, K., Faouzi, M., Day, C., Hanekom, W., Bart, P., & Pantaleo, G. (2011). Dominant TNF-α+ Mycobacterium tuberculosis–specific CD4+ T cell responses discriminate between latent infection and active disease Nature Medicine DOI: 10.1038/nm.2299

Nenhum comentário:

Postar um comentário