quarta-feira, 24 de junho de 2009

Segurança no cyberespaço

Virgilio Fernandes Almeida, Professor Titular do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, publicou artigo na Folha de S. Paulo, em 18/6, sobre a segurança no cyberespaço brasileiro. Recentemente tratamos desta questão num post. O artigo mostra que precisamos estar atentos ao tema.

“Milhões de americanos têm sido vítimas de golpes na Internet, onde informações sobre indivíduos, contas bancárias e investimentos têm sido capturados por organizações criminosas que atuam no ciberespaço e que nos últimos dois anos causaram prejuízos superiores a oito bilhões de dólares.”

“O Brasil não tem políticas claras a respeito de potenciais ataques ao seu ciberespaço, que engloba suas redes de comunicação, sistema financeiro, redes elétricas e outros recursos informacionais. A questão da segurança do ciberespaço deve ser debatida ampla e abertamente, pois envolve interesses de diferentes grupos da sociedade e governo, onde eventualmente interesses governamentais e corporativos podem entrar em choque com as garantias individuais e liberdades civis dos cidadãos.” veja o artigo completo.

Para mim, a questão ainda não está clara. É necessário prevenir o risco de crimes no cyberespaço, mas quanto precisaremos abdicar da liberdade neste terreno?

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir