sexta-feira, 18 de junho de 2010

Morte de Saramago: “o mundo ficou ainda mais burro e ainda mais cego hoje"


Faleceu hoje José Saramago, o primeiro escritor de língua portuguesa receber um Prêmio Nobel de literatura. Aos 87 anos, deveríamos estar preparados para este desfecho, contudo, quando faltam valores fortes para se contrapor às desigualdades e injustiças, creio que alimentávamos o desejo, irreal, de que sobrevivesse ainda muito.
As misérias do mundo estão aí, e só há dois modos de reagir diante delas: ou entender que não se tem a culpa e, portanto, encolher os ombros e dizer que não está nas suas mãos remediá-lo — e isto é certo —, ou, melhor, assumir que, ainda quando não está nas nossas mãos resolvê-lo, devemos comportar-nos como se assim fosse.  La Jornada, México, 3 de Dezembro de 1998”
Escreveu ainda ocasionalmente no blog, mas com pouca frequencia.
A morte de Saramago é uma grande perda para o mundo, na literatura e no pensamento favorável à redução das desigualdades sociais. No pensamento e na defesa das idéias de esquerda Saramago continuava inquebrantável. Já com mais de 80 anos alimentava regularmente o seu blog, onde denunciava as injustiças e a beligerância da política capitalista.
“Esta palavra esperança, com maiúscula ou sem ela, o melhor é riscá-la do nosso vocabulário. Só os exilados e os desterrados que se conformaram com o desterro e o exílio a devem usar, à falta de melhor. Dá-lhes consolo e alívio. Os não conformados têm outra palavra mais enérgica: vontade.” “Esta palavra esperança”, in Deste Mundo e do Outro, Editorial Caminho, 7.ª ed., P. 153.


Em agosto de 2009, Saramago suspendeu a atividade no seu blog (Caderno de Saramago) indicando que iniciava um novo livro.
"Às despedidas sempre conveio que fossem breves. Não é isto uma ária de ópera para lhe meter agora um interminável adio, adio. Adeus, portanto. Até outro dia? Sinceramente, não creio. Comecei outro livro e quero dedicar-lhe todo o meu tempo. Já se verá porquê, se tudo correr bem. Entretanto, terão aí o “Caim”".

Riscada a esperança, a morte de Saramago deve reforçar a nossa vontade de lutar pela justiça social.


Veja Saramago falando da situação atual:


A frase do título é de Fernando Meirelles.
Foto de Saramago, em Lanzarote, por Pedro Walter publicada hoje no El Pais.

2 comentários:

  1. Perdemos um grande homem. Tristeza,para mim Saramago é a grande figura intelectual e humanista dos últimos anos. Obviamente com seus ideais socialistas e sua defesa na luta contra as desigualdades sociais. No mundo, sempre será lembrado por nós que defendemos os mesmos ideais, “comunistas ferrenhos” Espero viver tanto quanto ele com lucidez e a mesma vontade de sempre .

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o título de Fernando Meirelles. QUe bom que pelo menos os livros são imortais...
    Claudia

    ResponderExcluir