O Naturally Selected, blog do The Scientist, publicou há pouco um post interessante sobre a arte de aprovar um projeto para financiamento (The art of grant getting).
Pontos a reconhecer:
- O sistema está mais competitivo que nunca. Muita coisa que funcionou no passado pode não ter sucesso hoje;
- O novo formato de grant do NIH. Com esta identificação, isto só aplica aos EEUU, contudo entenda porque: o novo formato exige propostas curtas, objetivas e “excitantes”, ou seja acabou o bla’-blá-blá de longas descrições técnicas;
- A atitude que a “boa ciência fala por si mesma” ou que que você não precisa vender o seu peixe, não é mais possível. Há muita gente boa apresentando projetos muito bons.
Dois conselhos bem práticos (e provocativos):
- O que o seu consumidor quer?, pensando que seu consumidor é a agência e seus revisores;
- Adote a máxima: “Eu não estou certo, meu revisor está”.
Não concordo com tudo que está lá, mas há muitos pontos nos quais não damos a atenção devida quando escrevemos as propostas. Vale a pena ler o texto completo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário