O artigo Correção de rota, no site do Instituto Ciência Hoje, fala sobre o Science Commons: “Ganha força na internet o projeto colaborativo Science Commons, que propõe um novo modelo de compartilhamento de dados científicos, com outra lógica e uma licença autoral alternativa.
…
É uma realidade paradoxal: os resultados dos estudos científicos – financiados na maior parte por recursos públicos em países como o Brasil – acabam publicados em revistas caras e de acesso restrito. O contribuinte, que financiou as pesquisas, nem sempre tem como fiscalizar como seus impostos estão sendo aproveitados.
"A ironia é que a ciência real é baseada em um certo tipo de compartilhamento. Mas nós tratamos os artigos como o objetivo final da pesquisa, não como insumo para outras pesquisas", diz o filósofo norte-americano John Wilbanks, uma das cabeças por trás do Science Commons, projeto criado em 2005 que visa, justamente, incentivar a livre troca de conhecimento científico.” O vídeo abaixo é uma forma fácil de saber sobre o projeto.
Ideia excelente! Tomara que funcione!
ResponderExcluirCláudia