sábado, 11 de setembro de 2010

Uma análise científica da sexualidade da dança humana


ResearchBlogging.org
A dança tem um papel fundamental na atração sexual em diversas espécies animais.  Sempre foi interpretado que as elaboradas danças nupciais permitem às fêmeas a identificação dos machos em bom estado físico. As danças permitem a identificação dos machos com maior força física, adrogenização prenatal (está no artigo, mas não sei bem o que seja) e simetria.  Ainda não havia uma análise, com a mesma objetividade científica, do papel da dança na atração sexual na espécie humana. Neave e colaboradores, da Northumbria University, Newcastle upon Tyne, publicaram recentemente o artigo Male dance moves that catch a woman's eye (Biology Letters, doi: 10.1098/rsbl.2010.0619). 
Os autores empregaram tecnologia de captura de movimento em 3D para identificar as diferenças biomecanicas sobre o que as mulheres consideram um bom ou um mau dançarino.  Foram analisados 19 homens dançando ritmos básicos os quais foram avaliados por 39 mulheres. 
Foram identificados 11 variáveis de movimento que se correlacionam positivamente com a percepção favorável pelas mulheres e três medidas de movimentos foram fundamentais para prever a qualidade da dança: 
  • variabilidade e amplitude dos movimentos do pescoço e do tronco e 
  • a velocidade dos movimentos do joelho direito.
Segundo os autores: “such movements may form honest signals of male quality in terms of health, vigour or strength…”
Evidentemente, a cultura tem um papel muito forte no comportamento humano. Vários aspectos instintivos muito expressivos em outras espécies não têm o mesmo peso sobre o comportamento humano. Contudo, não vale a pena negligenciar os aspectos instintivos. 
Como os autores reconhecem, as observações são feitas num número limitado de indivíduos. Uma amostra de 19 indivíduos observada por 39 não confere um grande poder para extrapolação. É bastante provável que a validade externa seja limitada. Há que se considerar, ainda, que observadoras e dançarinos ingleses não, necessariamente, representam o conjunto da nossa espécie. Se os mesmos parâmetros forem válidos em outras culturas haverá um grande reforço sobre a validade destas observações.
Se quiser melhorar a sua performance na dança, veja as animações mostradas no El País que ilustram o mau bailarino e o bom bailarino. Na ausência de maiores informações, é aconselhável movimentar bastante o tronco e o pescoço e acelerar o joelho direito, pelo menos se houver umas inglesas na platéia.

Neave, N., McCarty, K., Freynik, J., Caplan, N., Honekopp, J., & Fink, B. (2010). Male dance moves that catch a woman's eye Biology Letters DOI: 10.1098/rsbl.2010.0619

Nenhum comentário:

Postar um comentário