Recentemente tivemos um episódio explorado eleitoralmente de quebra de sigilo fiscal. Até os minerais sabem que o sigilo fiscal é uma ficção. Os dados são vendidos com motivação comercial há bastante tempo.
De todo modo, este post não trata de sigilo fiscal na Receita Federal brasileira e sim de quebra de seu sigilo ao navegar na internet. Se você é tão cioso com seus rastros como certos políticos, melhor não navegar na rede.
O The Wall Street Journal divulgou, no What they know, que várias empresas analisam o padrão de visitas
“Marketers are spying on Internet users -- observing and remembering people's clicks, and building and selling detailed dossiers of their activities and interests. The Wall Street Journal's What They Know series documents the new, cutting-edge uses of this Internet-tracking technology. The Journal analyzed the tracking files installed on people's computers by the 50 most popular U.S. websites, plus WSJ.com. The Journal also built an "exposure index" -- to determine the degree to which each site exposes visitors to monitoring -- by studying the tracking technologies they install and the privacy policies that guide their use.”
Antes que acusem o PT de fazer estes dossiers é bom esclarecer que tudo é feito a partir de tecnologia de monitoramento na internet instalados nos próprios websites.
O gráfico acima, do The Wall Street Journal, mostra em vermelho, na parte superior, os 50 sites mais populares na web e em azul as empresas que realizam o monitoramento (cerca de 70), seja para uso próprio seja para vender a informação.
O aplicativo mostra a confiabilidade de cada site. Se você analisar o seu padrão de visitas poderá ter uma idéia de sua vulnerabilidade. Dê uma olhada.
Iustração do site no The Wall Street Journal.
Caro Barral blog bastante util. Acho que mesmo com essa rastreabilidade vamos continuar blogando, não é
ResponderExcluirSergio