terça-feira, 2 de novembro de 2010

SBPz 2010 por Camila Oliveira



Post de Camila Indiani de Oliveira
O Congresso de Protozoologia este ano inovou ao colocar boa parte da sua programação dedicada à Imunologia. Ainda mantendo a forte tradição de trazer cientistas renomados na área de Bioquímica e Biologia Molecular,  como Christine Clayton e George Cross, este ano a SBPz nos brindou com as excelentes palestras de David Sacks, Ulisses Lopes, Manoel Barral-Netto e Fabio Costa, divididos meio a meio entre Leishmania e Plasmodium
Chamou a atenção realmente o número de trabalhos em Leishmania e cada vez mais percebemos as diferenças que existem entre as diversas espécies do gênero, principalmente as espécies predominantes no Brasil (L. braziliensis e L. amazonensis) versus a espécie "protótipo"- L. major. Os dados de Ulisses Lopes e de Dario Zamboni mostraram isso claramente, em especial Dario que mostrou a importância dos receptores NOD na infecção por L. amazonensis, efeito este inexistente na infecção por L. major
Por fim, a conferência de abertura, de Antoniana Krettli, e a de encerramento, de Pedro Lagerblad também primaram pela bela história contada. Antoniana nos trouxe os bastidores de suas várias contribuições para a pesquisa em malária. Pedro, por sua vez, fez uma abordagem diferente e apresentou suas contribuições sobre os mecanismos de hematofagia por diferentes espécies de inseto, sobretudo as espécies que atuam como vetores de transmissão.
A Comissão Organizadora do congresso está de parabéns por proporcionar um evento bem diversificado e, sobretudo, uma oportunidade para a apresentação de jovens cientistas. Embora Foz do Iguaçu tenha belos atrativos turísticos, ainda permanecem as saudades das capirinhas do Hotel Gloria e a atmosfera descontraída ao redor da piscina by night.

Um comentário:

  1. Camila, agradeço, em nome da Diretoria da SBPz, os seus comentários tão positivos sobre a nossa reunião de 2010. Espero contar com sua contribuição para fazer a reunião de 2011 um sucesso!
    abraço
    Angela

    ResponderExcluir