sexta-feira, 27 de maio de 2011

III São Paulo Advanced Immunology Graduate Course

Post de Diego Moura Santos (LIP-CPqGM/FIOCRUZ) e Nívea Farias Luz (LIMI-CPqGM/FIOCRUZ)


III São Paulo Advanced Immunology Graduate Course
III Symposium: “Research Advances and Progress in Immunology”


Aconteceu na USP, São Paulo-SP, entre os dias 16 e 18 de maio de 2011, o III Curso Avançado em Imunologia. No dia 19 do mesmo mês e ano, no mesmo local, ocorreu o III Simpósio “Research Advances and Progress in Immunology”.
O curso foi organizado pelos professores:
Dr. Lourdes Isaac, Department of Immunology, Institute of Biomedical Sciences, University of São Paulo
Dr. Anderson Sá Nunes, Department of Immunology, Institute of Biomedical Sciences, University of São Paulo
Dr. Ana Paula Lepique, Department of Immunology, Institute of Biomedical Sciences, University of São Paulo
Dr. Mohamed R. Daha, Department of Nephrology, Leiden University Medical Center, Leiden, Netherlands
Dr. Momtchilo Russo, Department of Immunology, Institute of Biomedical Sciences, University of São Paulo

1ª dia – 16/05/2011
Neste dia o tema foi o sistema complemento e imunidade inata, com palestras ministradas pelos professores Dr. Mohamed R. Daha e Dr. Jos A.G. Van Strijp. O professor Mohamed R. Daha, o qual possui uma vasta experiência na área de complemento e doenças auto-imunes renais, fez uma revisão sobre o sistema complemento e mostrou a importância deste para a defesa dos organismos. Ele também discutiu o papel do complemento na artrite em modelo experimental.
Depois foi a vez do professor Jos A.G. Van Strijp que explanou sobre a evasão do sistema imune inato por bactérias. Seu grupo foi o responsável pelo descobrimento e caracterização de proteínas bacterianas secretadas que se ligam a receptores e moléculas envolvidas na imunidade inata, bloqueando a ação desta última.

2ª dia – 17/05/2011
No segundo dia foi a vez do professor Dr. Maurício M. Rodrigues que mostrou uma parte do seu trabalho na área de vacinologia. Ele discutiu os últimos resultados obtidos pelo seu grupo com o uso de novas estratégias usando proteínas, vírus recombinantes e DNA para indução de resposta imune, a fim de induzir resistência contra infecção por Trypanosoma cruzi e Plasmodium.
Em seguida, foi a vez do professor Dr. Marcelo Barcinski, criador do conceito “mimetismo apoptótico”. Ele mostrou o papel da apoptose em patógenos unicelulares na atenuação da resposta imune, levando assim ao estabelecimento de doenças parasitárias.

3ª dia- 18/05-2011
No terceiro dia a professora Ana Paula Lepique falou a respeito da reposta imune em lesões associadas a HPV16 em camundongos e o perfil de expressão de citocinas no local da lesão.
Em seguida, o professor Miguel Soares falou sobre o controle de dano tecidual como um componente integral e essencial da imunidade. Ele discorreu sobre conceitos relevantes como homeostasia, sistema imune e imunidade, e aplicou esses conceitos no contexto de doenças infecciosas, como malária e sepse. Além disso, o professor Soares tratou sobre fatores que conferem resistência à infecção ou tolerância no hospedeiro, destacando a heme oxigenase 1 (HO-1) como um dos genes de resposta a estresse, revelado como um mediador que confere tolerância ao hospedeiro em diversos modelos experimentais.

4ª dia- 19/05/2011
Nesse dia ocorreu o simpósio, que teve como público não só os estudantes inscritos, mas também outros pesquisadores e alunos de diversos lugares do Brasil. O primeiro palestrante foi o professor Jos Strijp que falou sobre mecanismos bacterianos de evasão da imunidade inata, destacando os mecanismos da Staphylococcus como proteínas secretadas que interferem na ativação do sistema imune humano. O segundo palestrante, professor Mohamed Daha discorreu sobre a importância do sistema complemento em doenças auto-imune destacando o lúpus eritematoso sistêmico e a artrite reumatóide. Em seguida, o professor Maurício Martins falou sobre a geração de imunogenicidade de proteínas recombinantes baseadas nas diferentes formas do antígeno circunsporozoíta de Plasmodium vivax. O palestrante seguinte, professor Marcelo Barcincki falou sobre o mimetismo apoptótico do parasita na interação com o hospedeiro, destacando a participação desse fenômeno no desfecho clínico na infecção por Leishmania. Por fim, o professor Miguel Soares explanou sobre anemia falciforme no contexto da tolerância à infecção por Plasmodium, ressaltando o recente achado do seu grupo de que camundongos que têm apenas o traço falcêmico não desenvolvem malaria cerebral e esse efeito é atribuído principalmente a enzima HO-1.
No total foram 31 alunos inscritos, sendo que 9 foram estrangeiros vindos dos seguintes países: Argentina, Uruguai, Peru e Paquistão. Todos os dias, depois das palestras introdutórias ministradas pelos convidados, ocorria a divisão dos alunos em pequenos grupos para a discussão de artigos relacionados à área, seguida da apresentação dos mesmos pelos alunos. A cada dia eram feitos novos grupos, com o intuito de induzir a interação entre os estudantes e que estes se tornem futuros colaboradores no campo da ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário