segunda-feira, 9 de maio de 2011

Saúde dos brasileiros é tema de especial do The Lancet

Fonte: Informe ENSP

Pela primeira vez, a revista inglesa The Lancet, uma das mais influentes publicações médicas do mundo, lançará um volume especial sobre a saúde dos brasileiros. Composto de seis artigos, este número reúne 29 especialistas em saúde pública de diversas instituições acadêmicas e de pesquisa do Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. A pesquisadora da ENSP Maria do Carmo Leal, responsável pelo artigo sobre saúde materno infantil, revela expressiva queda na mortalidade infantil, tendo atingido a taxa de 20 óbitos por 1.000 nascidos vivos no ano de 2008. Além de Maria do Carmo, outros oito pesquisadores da Escola fazem parte dos autores responsáveis nesta edição. O lançamento deste número especial acontecerá no auditório da Opas/OMS, em Brasília (DF), nos dias 9 e 10 de maio, com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Os artigos fazem uma ampla revisão sobre saúde e assistência médica da população brasileira, baseada em documentos e em análises originais de dados epidemiológicos. Os estudos ainda descrevem a história da assistência médica no Brasil, com ênfase na implantação do Sistema Único de Saúde, assim como a evolução recente das principais doenças e fatores de risco que afligem o Brasil. Os temas são: Sistema de saúde brasileiro, saúde materno infantil, doenças infecciosas, doenças crônicas, violência e lesões no Brasil, condições de saúde e inovações nas políticas públicas de saúde.

A cerimônia de lançamento da série especial da The Lancet contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de representantes da Opas/OMS, editores da revista The Lancet e dos autores dos artigos - de instituições como Fiocruz, USP, e das universidades Federais do Rio de Janeiro, do Rio grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, entre outras.

A programação conta ainda com a realização de mesas-redondas, momento em que os autores dos artigos farão uma apresentação sobre os seguintes estudos: O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios; Saúde de mães e crianças no Brasil: progressos e desafios; Sucessos e fracassos no controle de doenças infecciosas no Brasil: o contexto social e ambiental, políticas, intervenções e necessidades de pesquisas; Doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: carga e desafios atuais; Violência e lesões no Brasil: efeitos, avanços alcançados e desafios futuros; e Condições de saúde e inovações nas políticas de saúde no Brasil: o caminho a percorrer. O evento é aberto ao público e não haverá inscrição. A abertura, no dia 9, será às 14 horas.

Um comentário:

  1. Parabéns não só a Saúde mas tb a Ciência Brasileira ! Parabéns a Lancet !

    Edson

    http://libsufcsobral.blogspot.com/

    ResponderExcluir