domingo, 31 de maio de 2009

I Encontro de Inflamação e Imunidade

Post de Deboraci Prates e Jaqueline Costa

O I Encontro de Inflamação e Imunidade, organizado pelo Dr. Marcelo Bozza no período de 11 a 14 de maio de 2009, teve como enfoque os mecanismos da regulação de respostas imunes e inflamatórias.

O encontro ocorreu no Solar da Imperatriz (Jardim Botânico – RJ) e adjacências (Galpão do Solar onde foi realizada a festa de abertura com um Jazz e Clube dos Macacos onde também ocorreram as mesas de discussão e o encerramento com churrasco e samba). Ao idealizar o curso, o Prof. Marcelo tinha a idéia de trazer algo dinâmico em que os alunos pudessem interagir com os pesquisadores e participar mais efetivamente das discussões. Para tal, estabeleceu-se que ao final de cada palestra os estudantes teriam a prioridade para fazer perguntas e este foi um bom exercício para que os mesmos se sentissem mais a vontade em participar.

O que também foi bastante proveitoso neste encontro, foram as mesas de discussão constituídas por 2 pesquisadores e cerca de 7 alunos. Nestas mesas cada estudante teve a oportunidade de discutir sobre o seu trabalho, recebendo sugestões e críticas, e pôde também analisar criticamente os demais trabalhos apresentados, como nos moldes do Arthromint (Encontro de Artrópodes e Helmintos realizado há 12 anos no eixo RJ-SP-MG). Vários professores que ministraram conferências no Simpósio organizado pela professora Maria Bélio uma semana antes deste Encontro estiveram presentes, como Cláudia Benjamin, Elvira Saraiva, Dario Zamboni, além de pesquisadores estrangeiros como Fabio Re, da Universidade do Tennessee e Thomas Mitchell da Universidade de Louisville. Tivemos também a participação de Valerie Verhasselt, da Université de Nice-Sophia Antipolis, que apresentou seu trabalho sobre a influência do aleitamento materno na imunidade neonatal, Juan Lafaille, do Skirball Institute, Sérgio Lira, do Immunobiology Center of Mount Sinai School of Medicine (NY), Mauro Teixeira, João Viola, Montchilo Russo, Fernando Bozza e Alberto Nóbrega. Em uma perspectiva filosófica Gustavo Ramos, do grupo de Nelson Vaz, apresentou sobre a fisiologia da inflamação e Dr. Marcio Tavares do Amaral, psicanalista, falou sobre a resistência ativa em um momento de flutuação paradigmática.

Durante a realização do curso tivemos também a oportunidade de fazer sugestões e críticas quanto ao formato do encontro, duração das palestras, entre outros.

Quem não participou, não fique triste, pois a idéia é que este encontro seja bi-anual e o próximo possivelmente será em Ilha Grande (Angra dos Reis). Se animaram??

Ilustração

Nenhum comentário:

Postar um comentário